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Título: Comportamento precorrente auxiliar: efeitos do número de dimensões discriminativas da tarefa
Auxiliary precurrent behavior: effects of the number of discriminative dimensions in the task
Autor(es): Oliveira-Castro, Jorge M.
Campos, Ana Paula Martins de
Assunto: Comportamento - avaliação
Comportamento precorrente
Complexidade de tarefas
Dimensões de estímulo
Pares-associados
Data de publicação: 2004
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: Psic.: Teor. e Pesq.,v.20,n.2,p.191-199,2004
Resumo: Trabalhos anteriores mostraram que o nível de complexidade de tarefas de pares associados pode ser medido com base na quantificação das probabilidades programadas de reforço na presença das duas diferentes dimensões discriminativas das tarefas. No Experimento 1 (seis estudantes) do presente trabalho, foram investigados possíveis efeitos diferenciais de manipulações nas probabilidades de reforço para essas duas dimensões (aprender n respostas associadas ao mesmo evento versus aprender n respostas associadas cada uma a um evento diferente). No Experimento 2 (16 estudantes), o número de dimensões discriminativas do primeiro membro dos pares variou de dois (forma e posição) a quatro (forma, posição, cor, e forma secundária). De forma geral, os resultados sugerem que o desempenho melhora com aumentos no nível de correspondência unívoca entre estímulos discriminativos e respostas. Os efeitos observados podem ser explicados com base nas mudanças nas probabilidades programadas de reforço na presença das diferentes dimensões.
Previous studies have shown that the level of complexity of paired-associates tasks can be measured on the basis of the quantification of programmed reinforcement probabilities in the presence of the two discriminative dimensions of these tasks. In Experiment 1 (six students) of the present paper, possible differential effects of changes in reinforcement probability for these two dimensions were investigated (to learn n responses associated to the same events versus to learn n responses each one associated to a different event). In Experiment 2 (16 students), the number of discriminative dimensions of the first member of the associated pairs varied from two (shape and position) to four (shape, position, color, and secondary shape). In general, results suggest that performance increases with increases in the level of univocal correspondence between discriminative stimuli and responses. The observed effects can be explained on the basis of changes in the programmed probabilities of reinforcement in the presence of different dimensions.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200012
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