Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25791
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AjudaPassageirosOnibus.pdf72,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ajuda entre passageiros de ônibus
Outros títulos: Helping behavior among passengers
Autor(es): Silva, Abelardo Vinagre da
Günther, Hartmut
Assunto: Comportamento de ajuda
Ambiente urbano
Data de publicação: 2001
Editora: Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Abelardo Vinagre da; GÜNTHER, Hartmut. Ajuda entre passageiros de ônibus. Estudos de Psicologia (Natal), v. 6, n. 1, p. 75-82, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/Bz7sX53Z4fvYgDhFGfZv77z/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
Resumo: Comportamentos de ajuda entre passageiros de ônibus podem contribuir para a qualidade do transporte público. Durante 40 viagens e observações sistemáticas em duas linhas de ônibus registrou-se sob quais condições passageiros sentados auxiliariam quem viajava de pé, oferecendo-se para carregar as bagagens. De maneira geral, ajuda foi recebida em 60% das situações criadas. Significativamente mais ajuda foi oferecida numa linha para a periferia da cidade do que numa linha para o centro da cidade. Mulheres estiveram mais dispostas a ajudar e verificou-se uma tendência de oferecer mais ajuda em situações de contato face a face. Os dados sugerem que se pode encontrar comportamentos pró-sociais entre passageiros que favoreçam a qualidade no transporte público da cidade. A implementação de avisos educativos no interior dos ônibus e nos terminais rodoviários pode incentivar a ajuda entre passageiros, além de outros comportamentos desejáveis.
Abstract: Helping behavior among passengers can contribute to the quality of mass transit. During forty bus trips, circumstances under which seated passengers would help those standing were registered by way of systematic observations. The criterion behavior was offering to hold baggage for a standing passenger. Overall, in 60 percent of the situations help was offered. Significantly more help was offered in a bus line going to a working class suburb than in a center city line. Women were more likely to offer help, as were passengers in a situation of eye to eye contact. The data suggest that helping behavior favoring better quality of mass transit may be found. The placing of educational signs inside the bus or at the bus station may further stimulate helping and other pro-social behaviors.
Licença: Estudos de Psicologia (Natal) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/Bz7sX53Z4fvYgDhFGfZv77z/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.