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Título: Características do inventário de raciocínio diagnóstico de Bordage, Grant e Marsden
Outros títulos: Characteristics of the Bordage, Grant & Marsden diagnostic thinking inventory
Autor(es): Sobral, Dejano Tavares
Assunto: Raciocínio diagnóstico
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Desempenho
Data de publicação: Abr-2001
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: SOBRAL, Dejano T. Características do inventário de raciocínio diagnóstico de Bordage, Grant e Marsden. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 1, p. 79-85, jan./abr. 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000100011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: O propósito do estudo foi analisar as características do Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD) em conexão com percepções sobre aprendizado e desempenho dos aprendizes ao início da formação profissional. O inventário foi aplicado a 423 estudantes de medicina, de ambos os sexos, por amostragem consecutiva. Foram também obtidas medidas diversas de percepção do aprendizado e de rendimento cognitivo. Várias análises foram efetuadas para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de confiabilidade e de correlação. Os resultados confirmaram a consistência interna e estabilidade temporal do instrumento. Foram apuradas correlações positivas e significantes do escore do IRD com indicadores objetivos mas, principalmente com medidas subjetivas de percepção do aprendizado. Em conclusão, os achados sugerem que o IRD reflete, além de conhecimento e habilidades específicas, a percepção de eficácia pessoal no processo diagnóstico, que pode ser influenciada por diferentes fatores do contexto do aprendizado e de atitudes do aprendiz.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the properties of the Diagnostic Thinking Inventory (DTI) in relation to learners' perceptions and performance in the beginning of professional training. The inventory was applied by consecutive sampling to 423 medical students of both sexes. Different measures of learning perceptions and cognitive achievement were also obtained. Several analyses were undertaken to establish the internal and external validity of the instrument, including reliability and correlation studies. The results confirmed the internal consistency and temporal stability of the DTI. Positive and significant correlations of the DTI scores with objective knowledge indicators and mostly with subjective learning perceptions were also revealed. Overall, the findings suggest that DTI responses reflect, in addition to specific knowledge and skills, the perceptions of personal efficacy in the diagnostic process. Such perceptions can be influenced by many factors of the training context, as well as the learner attitudes to learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000100011
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