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Título: O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiro
Autor(es): Fonseca, Marília
Assunto: Banco Mundial - cooperação
Financiamento internacional
Política educacional
Políticas sociais
Cooperação técnica internacional
Data de publicação: 1998
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Referência: FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 37-69, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Resumo: Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.
Abstract: The evolution, during these last twenty years, of the World Bank cooperation with the Brazilian education sector shows that it has extended its actions from technical and financial support to an ever more political role, preparing country and sector policies which have impacted on the decision-making process in the nations requesting the Bank s financial support. What stands out in political documents is their ideological and conceptual basis set within systemic and "realistic" parameters which have restricting and restraining effects on the walfare policies of the candidate nations. This study seeks to identify the reality of internacional projects, allowing the decision-making process to take into account actual results obtained in Brazil.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Revista da Faculdade de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004
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