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dc.contributor.authorFonseca, Maríliapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:28:31Z-
dc.date.available2017-12-07T04:28:31Z-
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 37-69, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25458-
dc.description.abstractObservando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo : evidências do caso brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBanco Mundial - cooperaçãopt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento internacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas sociaispt_BR
dc.subject.keywordCooperação técnica internacionalpt_BR
dc.rights.licenseRevista da Faculdade de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rfe/a/whyhKssdXW7TpgH83VQTfrw/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100004pt_BR
dc.description.abstract1The evolution, during these last twenty years, of the World Bank cooperation with the Brazilian education sector shows that it has extended its actions from technical and financial support to an ever more political role, preparing country and sector policies which have impacted on the decision-making process in the nations requesting the Bank s financial support. What stands out in political documents is their ideological and conceptual basis set within systemic and "realistic" parameters which have restricting and restraining effects on the walfare policies of the candidate nations. This study seeks to identify the reality of internacional projects, allowing the decision-making process to take into account actual results obtained in Brazil.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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