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Title: Política de comércio exterior e desenvolvimento : a experiência brasileira
Authors: Cervo, Amado Luiz
Assunto:: Brasil
Comércio exterior
Política
Issue Date: 1997
Publisher: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais
Citation: CERVO, Amado Luiz. Política de comércio exterior e desenvolvimento: a experiência brasileira. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 40, n. 2, p. 5-26, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73291997000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tpXPcqX4qfbMTspX9gVjNyh/?lang=pt#. Acesso em: 3 jun. 2022.
Abstract: Expõe-se o pensamento do governo brasileiro e a política de comércio exterior entre 1930 e os dias presentes. Três constatações da diplomacia brasileira condicionaram o processo decisório: as doutrinas não presidem à prática das grandes potências, um país emergente dispõe de escasso poder nos foros multilaterais, experiências liberais radicais não produzem os efeitos apregoados por seus doutrinários. A política de comércio exterior evitou por essa razão obedecer a grandes princípios e modelos, orientando-se por crescente realismo. Foi historicamente concebida como instrumento de reforço à economia e ao mercado internos e evoluiu com base numa estratégia contraditória que protegia o mercado interno e reivindicava a abertura do mercado global. Cedeu nos anos noventa à tendência da globalização, não sem estender a introspecção para o mercado regional ampliado, o Mercosul.
Abstract: The article exposes the Brazilian government thought and Brazilian external trade policy between 1930 and nowadays. Three verifications of Brazilian Diplomacy have conditioned Brazilian decision-making process: doctrines do not guide the practice of great powers, an emergent country disposes of little power in multilateral fora, radical liberal experiences do not produce the effects proclaimed by their indoctrinators. For this reason, the international trade policy avoided to obey the major principles and models, orienting itself with growing realism. It has been historicaly developed as an instrument to reinforce the internal economy and market, and it has evolved based on a contradictory strategy that protected the internal market and cried out for global markets openning. On the 90's, it has ceded to globalization tendencies, but not before it had extended introspection to the broaden regional market, Mercosul.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Licença:: Revista Brasileira de Política Internacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tpXPcqX4qfbMTspX9gVjNyh/?lang=pt#. Acesso em: 3 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291997000200001
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