Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25304
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_DouglasDePaula.pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open
Title: Poéticas de realidade virtual: contextos imaginários de interação
Authors: Paula, Douglas de
Orientador(es):: Venturelli, Suzete
Assunto:: Interatividade
Imaginário
Realidade virtual - ciência da computação
Arte contemporânea
Algoritmos de computador
Citation: PAULA, Douglas de. Poéticas de realidade virtual: contextos imaginários de interação. 2004. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Abstract: Especificamente, o presente texto versa sobre dois aspectos da concepção de realidades virtuais poéticas: elas lançam novo olhar para as imagens sintéticas tridimensionais ao abordá-las como manancial peculiar de recursos para a produção de aproximações visuais com nosso imaginário; elas instauram novas instâncias da arte-ciência contemporânea, quando implicam o artista no uso de ferramentas conceituais e operatórias típicas da ciência da computação. Neste estudo, observou-se as diferenças entre a imagem de síntese e categorias anteriores de imagens. Avaliou-se o espaço-tempo inaugurado pelas tecnologias computacionais. Percebeu-se que as poéticas de realidade virtual são apenas mais um nicho da contemporânea arte computacional, arte em que o artista não está mais implicado na elaboração de conteúdos acabados, mas na criação de contextos. Percebeu-se também que a interatividade pode ser vista como elemento que perpassa a arte, a realidade e a imaginação, e lança sobre elas olhares mais arrojados. Compreendeu-se ainda que vivemos um momento de reavaliação da nossa acepção do mundo, de revalidação da subjetividade, de reaproximação entre arte e ciência.
Abstract: Specifically, this paper emphasizes two aspects concerning the use of virtual realities for the conception of visual art works. The first is that these art works make us ready to take a new look at the synthetic images, as they take them as peculiar resources to make visual analogies to our imaginary. The second is that these art works create new instances of the contemporary art-science, as they want the artist to use conceptual and operational tools of the accounting science. In the present research were observed the differences between the synthetic image and precedent categories of images. It was judged the space-time prepared by the computer technologies. It was realized that the virtual reality art works are just one more set in the contemporary computer art. An art in which the artist is not concerned with the conception of finished images anymore, but with the creation of contexts. It was also realized that interactivity is an element of art, reality and imaginary, and makes us think about them in a new way. It was understood that we live a moment in which the knowledge construction is being reconsidered. In this new thought, subjectivity is back as an honor invited entity, getting art and science closer to each other.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2004.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/25304/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.