Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25255
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaAlvesLopesdosSantos.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cinência : possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação
Autor(es): Santos, Bruna Alves Lopes dos
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Coorientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Cinema
Medida socioeducativa
Ensino de ciências
Unidade de internação
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: SANTOS, Bruna Alves Lopes dos. Cinência: possibilidades didáticas do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. [101] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma Unidade de Internação do Distrito Federal, intitulada na pesquisa como Unidade Girassol, com uma turma de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental 2. O estudo visou possibilitar um ensino que construísse uma visão reflexiva e crítica de educandos, adolescentes, restritos de liberdade. A mediação foi feita por meio da linguagem cinematográfica. Utilizou-se os filmes para abordar temas relacionados ao Ensino de Ciências como o funcionamento do encéfalo humano, os sentidos, os hormônios e também temas relacionados à moralidade e as dificuldades da adolescência que estavam vinculados a vida destes adolescentes. Os temas abordados foram elencados pelos educandos como de interesse de estudo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, pois o intuito foi analisar a percepção dos educandos em relação aos filmes e aos temas abordados por meio deles nas intervenções. A investigação foi feita utilizando os filmes, diálogos e problematizações de acordo com a proposta de Paulo Freire e desenhos feitos pelos educandos, a fim de viabilizar o protagonismo destes. As informações obtidas a partir da investigação foram submetidas a análise de conteúdo e a análise semiótica de imagem parada. A pesquisa revelou que os educandos ampliaram suas leituras de mundo e refletiram sobre suas posturas, assim como, deram indícios do desejo de mudar suas realidades.
Abstract: The research was developed in the scope of an Internment Unity of Federal District, named, in the reseach, as Girassol Unit, with 6th and 7th class of elementary school 2. The study aimed to enable an education that builds a reflexive and critic of students, teenagers, restricted from freedom. The mediation was made through cinematographic language. Movies were used to address related topics to science teaching, like the functions of the human enchephalon, the senses, hormones and other themes like morality and the dificulties of teenage life that was attached to their lifes. The topics covered were listed by the students as a study of interest. The research was qualitative, because the objective was analise the perception of the student in relation to the movies and the themes adressed in and through it in the interventions. The investigation was done because the objetctive is to stimulate the reaction of the movies, the themes raised by it. The research was done using the films, dialogues and problematizations according to the proposal of Paulo Freire and drawings made by the students. The information obtained from the research was submitted to content analysis and semiotic analysis of still image. The research revealed that the learners broadened their world readings and reflected on their positions, as well as, they gave indications of the desire to change their realities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.