Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2496
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_BernardHermanHess.PDF1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O escritor e o infante : uma negociação para a representação do Brasil em infância
Autor(es): Hess, Bernard Herman
Orientador(es): Bastos, Hermenegildo José de Menezes
Assunto: Crítica
Infância na literatura
Data de publicação: 3-Dez-2009
Referência: HESS, Bernard Herman. O escritor e o infante: uma negociação para a representação do Brasil em Infância. 226 f. 2007. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esta tese procura investigar Infância como obra literária que tematiza, simultaneamente, o mundo do infante e a condição do escritor. Ao adotar uma técnica que cria um espaço discursivo dentro do qual se articula uma estrutura narrativa em dois planos, uma espécie de arena em que se digladiam e definem as questões de classes opostas, do letrado e do iletrado, do escritor e do infante, do moderno e do arcaico, o autor de Infância compõe uma literatura de autoquestionamento. Por um lado, o escritor rememora não só as experiências do menino que foi, mas revisita e revisa essas experiências, faz a releitura das condições pessoais e históricas vividas. Por outro, por ser memória e autobiografia feita por escritor, Infância é também livro de ficção. A representação literária do mundo infantil rememorado e da própria condição de escritor são mundo e condição recriados, reelaborados esteticamente. A tese investiga a formalização da relação entre o escritor e o menino que se trava no plano discursivo da narrativa, como Graciliano faz a partilha do espaço da narrativa, sem apagar ou transfigurar o menino, e também, sem reduzir a dimensão do problema da condição de escritor representada na obra. A forma literária de Infância é o espaço discursivo dessa representação, uma concretização particular da representação do Brasil e do nosso processo formativo inconcluso, uma estética ao mesmo tempo local e universal para a defasagem histórica entre dois projetos: o literário e o social. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis intends to investigate Infância as a literary work that approaches simultaneously the childhood world and the writer condition. The adoption of a technique that creates a discursive place in which a narrative structure is articulated in two levels, a kind of arena in which opposite social classes questions fight and define themselves – questions between a literate person and an illiterate one, the writer and the child, modern and archaic –, defines that the author of Infância composes a literature of self-questioning. On the other hand, the writer remembers not only the childhood experiences, but revisits and revises these experiences, make the re-reading of the personal and historical lived conditions. However, in spite of Infância to be an autobiography and a memory of a writer, it is a fiction book also. The literary representation of the recollected childhood world and of the own writer’s condition is a kind of a world and its conditions recreated, re-elaborated in an aesthetic way. The thesis investigates the formalization of the relationship between writer and child that is established in the discursive level of the narrative, how does Graciliano share the author and child narrative place without erasing or transfiguring the childhood world, and also without reducing the dimension of the problem of the writer condition in this literary work. The literary form of Infância is exactly the discursive place of this representation, a special kind of Brazil representation and of our not concluded formative process, an aesthetic that is, at the same time, local and universal for the historical imbalance between two projects: the literary and the social one.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.