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Título: Instituição de Ensino Superior : expansão horizontal ou vertical? : racionalidade econômica de novos Campi : lições da experiência da UnB
Autor(es): Soares, Katlen Dayane Alves
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Expansão universitária
Universidade de Brasília
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
Ensino superior - aspectos econômicos
Data de publicação: 25-Set-2017
Referência: SOARES, Katlen Dayane Alves. Instituição de Ensino Superior: expansão horizontal ou vertical?: racionalidade econômica de novos Campi : lições da experiência da UnB. 2017. 98 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A ideia de expansão universitária presente em documentos da Universidade de Brasília desde 1998 ganhou força e se tornou realidade com as políticas de expansão da educação superior promovidas pelo Governo Federal a partir de 2002. Esse foi o principal contexto de criação dos novos Campi da Universidade de Brasília. Este estudo objetiva analisar o processo de expansão universitária para áreas geográficas mais distantes, verificando se o processo de expansão universitária promovido pelo programa de reestruturação e expansão das Universidades Federais – Reuni gerou impactos positivos sobre as comunidades abrangidas por essa expansão. Por limitações de recursos para o desenvolvimento da pesquisa, reduzimos a abrangência de pesquisa, definindo como foco o processo de criação e funcionamento do Campus Gama da Universidade de Brasília no período de 2008 a 2016. Nossa moldura conceitual baseia nos conceitos de expansão horizontal e vertical que ocorrem em grandes corporações, adequando essa literatura às instituições de ensino superior em termos de alternativas de adensamento de uma estrutura já existente (crescimento vertical)vis a vis a uma política construção de novos Campi (crescimento horizontal). Os resultados da pesquisa demonstraram uma grande atração de alunos das mais diversas áreas para a região do novo Campus, indicando um impacto positivo da expansão horizontal da Universidade de Brasília.
Abstract: The idea of university expansion has been mentioned in official documents of University of Brasilia (UnB) since 1998. Nevertheless, these arguments became stronger with the policy to expand high education promoted by the Federal Government from 2002. This was the main context for the creation of new campuses in University of Brasilia. The present research has as objective to analyzer the process of university expansion to distant geographic areas and verify if this process of expansion - promoted by the program “restructuration and expansion for the federal universities”- REUNI – has resulted in positive impacts for the communities embraced by this expansion. Due to resource limitations for the development of research, we reduced the scope of research, setting focus on the process of establishment and operation of Campus Gama of the University of Brasilia in the period of 2008 to 2016. Our conceptual frame is based upon concepts of horizontal and vertical expansion occurring in large corporations, adapting this literature to higher education institutions in terms of choices of intensification of existing structures (vertical growth) vis a vis a policy strategy of construction of new campuses (horizontal growth). Our results demonstrated a great attraction of students from various areas to the new campus, indicating a positive impact of the horizontal expansion of the University of Brasilia.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia e Gestão de Finanças Públicas, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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