http://repositorio.unb.br/handle/10482/24610
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2017_MariaLucianadaSilvaNóbrega.pdf | 5,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Conceituação e metodologia de avaliação : um estudo comparativo das práticas sustentáveis em segurança hídrica entre universidades brasileiras (UFLA e UFCG) e norte-americanas (ASU e UCLA) |
Autor : | Nóbrega, Maria Luciana da Silva |
Orientador(es):: | Nascimento, Elimar Pinheiro do |
Assunto:: | Recursos hídricos Sustentabilidade Universidades e faculdades Educação - aspectos sociais |
Fecha de publicación : | 20-sep-2017 |
Data de defesa:: | 20-jun-2017 |
Citación : | NÓBREGA, Maria Luciana da Silva. Conceituação e metodologia de avaliação: um estudo comparativo das práticas sustentáveis em segurança hídrica entre universidades brasileiras (UFLA e UFCG) e norte-americanas (ASU e UCLA). 2017. xix, 202 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | Esta tese de doutorado discorre sobre o fenômeno da Ambientalização Acadêmica, definida como o processo desencadeado nas Universidades em todas as esferas acadêmicas (Ensino, Extensão, Pesquisa, PósGraduação e Gestão), visando à defesa e convivência com o meio ambiente, à produção de tecnologias sociais e ao uso sustentável dos bens naturais. Simultaneamente, trata da participação das Universidades no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), no caso particular da gestão dos Recursos Hídricos (RHs). O objetivo maior foi desenvolver uma base conceitual e metodológica de avaliação da Ambientalização Acadêmica, a partir da comparação de suas práticas nas Universidades. A metodologia de pesquisa adotada nesta tese se deu em duas etapas. A primeira foi selecionar quatro Universidades, duas no Brasil (Minas Gerais e Paraíba) e duas nos Estados Unidos da América (Arizona e Califórnia), a partir de três macrocritérios determinantes: iniciativas no campo da Ambientalização; protagonismo reconhecido na promoção do DRS e pertencer a territórios com características de vulnerabilidade geoclimática. A segunda etapa foi elencar as práticas sustentáveis dessas Universidades na conservação dos RHs e compará-las, através do método QCA (Análise Comparativa Qualitativa), para identificar as condicionantes potenciais e os possíveis indicadores da Ambientalização Acadêmica. Como resultado, foram identificadas 20 variáveis causais, sendo a maioria recorrente nas quatro instituições. Dentre essas variáveis, foram selecionadas oito como indicadores, denominadas os oito passos da Ambientalização Acadêmica para a Sustentabilidade. Outro resultado foi a observação de cinco padrões diferentes de atuação da Ambientalização nas Universidades. Os cinco padrões (três vertentes e duas variantes) elaborados a partir da combinação das 20 variáveis causais, demonstram que apesar das práticas nas Universidades terem similaridades, os percursos, motivações e resultados podem ser diferenciados. |
Abstract: | This doctoral research discussed about the Academic Environmentalization phenomenon: as a process to stimulate the environmental coexistence practices, the social technologies production and the Natural Resources sustainable use at universities (in the Teaching, Projects, Research, Postgraduate and Management). Simultaneously, investigated the university participation in the Sustainable Regional Development (SRD), particularly Water Resources management. The principal purpose was developing an evaluation methodology for university Environmental practices, and to define the Academic Environmentalization conceptual. The research methodology had two stages. The first moment: select four Universities, two on Brazil (Minas Gerais and Paraiba States) and two USA (Arizona and California), from three macro-criteria: have environmentalization initiatives, have a recognized role in the promotion of SRD and be in territories with geoclimatic vulnerability characteristics. The second moment: highlighting the sustainability contributive practices and Water Resources conservation, using the QCA method (Qualitative Comparative Analysis), identified the Academic Environmentalization potential determinants and indicators. As a result of evaluation methodology proposed, identified twenty causal variables, the recurrent majority in the four institutions and among them, eight indicators, eight steps of the Academic Environmentalization for Sustainability. This research identified, still, five different patterns (three strands and two variants) in the university performance for Academic Environmentalization promotion, from the combination of twenty recurring variables. This five patterns, demonstrate that although university practices have similarities, they can have different ways, motivation and results in the Academic Environmentalization practice. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.T.24610 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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