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Título : Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris
Otros títulos : Problematic narcissistic-identity in adolescent sex abusers: Contributions from the Parisian Rorschach School
Problemática de la identidad-narcisista en adolescentes ofensores sexuales: las contribuciones del Rorschach de la Escuela de Paris
Autor : Wolff, Lana dos Santos
Amparo, Deise Matos do
Oliveira, Roberto Menezes de
Chagnon, Jean Yves
Assunto:: Narcisismo
Rorschach, Teste de
Adolescência
Identidade - psicologia
Fecha de publicación : dic-2016
Editorial : Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
Citación : WOLFF, Lana dos Santos et al. Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris. Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 15, n. 3, p. 318-326, dez. 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712016000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 set. 2017. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.04.
Resumen : Este artigo analisa a problemática narcísica-identitária de adolescentes que cometeram abuso sexual. Parte-se da hipótese de que é diante dos remanejamentos psíquicos ocorridos na adolescência e das dificuldades do aparelho psíquico em exercer a função de paraexcitação que pode ocorrer a passagem ao ato violento. Foi utilizado o Método de Rorschach na perspectiva da abordagem francesa da Escola de Paris, com grupo único de 4 adolescentes, de idades entre 15 e 18 anos, que praticaram violência sexual. A interpretação dos protocolos considerou os investimentos nos limites, as defesas narcísicas e seus efeitos, o investimento na representação de si, a identidade e a identificação. Conclui-se que a dificuldade de definição dos limites, a problemática identificatória, a inibição e o restrito manejo pulsional, bem como o estabelecimento de relações especulares com o uso de defesas narcísicas, indicam falhas no processo de subjetivação.
Abstract: This article analyzes the narcissistic-identitary problematic of adolescents who commit sexual abuse. It starts with the hypothesis that in adolescence, a psychic rearrangement occurs and difficulties begin within the psychic apparatus that exercises the stop-excitation function, which may lead to a violent act. We used the Rorschach Method in the French Approach of Parisian School, with a group of four adolescents aged 15 to 18 who had committed acts of sexual violence. The interpretation of the protocols considered the investment in the limits; the narcissistic defense and its effects, investment in the representation of the self, the identity and the identification. The study concluded that the difficulty of defining the limits, identification problematic, inhibition and limited drive management, in addition to the establishment of specular relations using narcissistic defenses indicated flaws in the process of subject choice.
Resumen: Este artigo analiza la problemática de la identidad-narcisista de los adolescentes que han cometido abuso sexual. Se basa en la hipótesis de la reubicación psíquica que ocurre en la adolescencia y de las dificultades del aparato psíquico al ejercer la función de para-excitación, pueden llegar a un acto violento. Fue utilizado el Método de Rorschach en la perspectiva del abordaje francés de la Escuela de Paris, con un grupo único de cuatro adolescentes con las edades entre 15 y 18 años, que habían cometido violencia sexual. La interpretación de los protocolos consideró los investimentos en los limites; las defensas narcisistas y sus efectos, el investimento en la auto-representación, la identidad y la identificación. Tras el estudio, se concluye que la dificultad en la delimitación de los limites, la problemática identificación, la inhibición y la restricción del manejo de los impulsos, además del establecimiento de relaciones especulares usando las defensas narcisistas indican fallas en el proceso de subjetivación.
Licença:: Avaliação Psicológica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712016000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 set. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.04
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