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2017_JoséHenriquedeOliveira.pdf13,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury-
dc.contributor.authorOliveira, José Henrique de-
dc.date.accessioned2017-08-28T16:12:10Z-
dc.date.available2017-08-28T16:12:10Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.date.submitted2017-06-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Henrique de. Proposta de amortecimento adaptável para muleta canadense. 2017. xi, 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)—Universidade de Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24328-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Gama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias assistivas possibilitam que pessoas com disfunções de variados níveis recuperem suas habilidades e possam se reinserir de forma ativa no meio social. O ganho qualitativo é significante na recuperação psicológica do usuário, frente ao incidente que acarretou a debilidade funcional. O uso de muletas de antebraço como estratégia de locomoção permanente ou transitória se mostra um desafio para o usuário, o membro superior não é preparado para receber cargas oriundas da deambulação assistida, provocando dor e lesões de vários níveis em toda a sua estrutura com maior incidência sobre os pontos interfaciais. O surgimento de um quadro de lesões pode inviabilizar o uso do recurso, impossibilitando a locomoção. A compreensão da interdependência das variáveis dinâmicas que compõem a marcha assistida é o objetivo de estudos sobre o tema, o correto entendimento pode suscitar a criação de recursos que atenuem os efeitos das cargas incidentes no membro superior. Diferentes metodologias de desenvolvimento e analise vem sendo empregadas na tentativa de conceber dispositivos que alterem os comportamentos dinâmicos das cargas durante a marcha, no entanto se mostram incipientes pela baixa efetividade de resposta. A proposta deste estudo inicial se fundamenta no desenvolvimento e analise experimental de um sistema de amortecimento polimérico adaptável às características antropométricas do usuário, que permita ser incorporado a uma muleta comercial com observância aos preceitos dispostos na norma (ISO11334-1, 2007) que regulamenta a confecção de muletas de antebraço. Os resultados apontam o comportamento de amortecimento multifásico no sistema com baixo índice de deformação, a junção do amortecimento estrutural na fase de acomodação das amostras e amortecimento interno fluídico na fase de compactação agrega ao sistema a característica de alteração de comportamento com a variação da carga de entrada, este resultado é expressivo na fase de carregamento inicial representada pelo primeiro pico P1 que apresenta maior magnitude de carga incidente, todas as amostras apresentaram redução da taxa de carregamento quando confrontadas com a amostra de controle, sendo que a amostra (Conf.06) apresentou o melhor resultado com redução de 78,79% da taxa de carregamento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de amortecimento adaptável para muleta canadensept_BR
dc.title.alternativeProposal for adaptable damping for canadian crutchpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordEngenharia biomédicapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia em saúdept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24328-
dc.description.abstract1Assistive technologies enable people with dysfunctions of different levels to recover their abilities and reinsert actively themselves in the social environment. The qualitative gain is significant in the psychological recovery of the user, instead of the incident that caused the functional weakness. The use of forearm crutches as a permanent or transitory locomotion strategy proves to be a challenge for the user, and the upper limb is not prepared to receive loads derived from assisted walking, causing pain and lesions of several levels throughout its structure with greater incidence on the interfacial points. The appearance of several lesions can make this feature unfeasible, making locomotion impossible. The understanding of the interdependence of the dynamic variables that compose the assisted gait is the objective of studies on the theme, the correct understanding can raise the creation of resources that attenuate the effects of the loads incident on the upper limb. Different methodologies of development and analysis have been used in the attempt to design devices that change the dynamic behavior of loads during gait, but are incipient because of the low response effectiveness. The proposal of this initial study is based on the development and experimental analysis of a polymeric damping system adaptable to the anthropometric characteristics of the user, allowing to be incorporated into a commercial crutch in compliance with the precepts set out in the norm (ISO11334-1, 2007) that regulates the making of forearm crutches. The results point out the multiphase damping behavior in the system with low deformation index, the joint of the structural damping in the sample accommodation phase and internal fluid damping in the compaction phase adds to the system the behavior change characteristic with the load variation of This result is significant in the initial loading phase represented by the first peak P1 which presents the highest magnitude of incident load, all the samples presented reduction of the loading rate when confronted with the control sample, and the sample (Conf. 06) presented the best result with reduction of 78.79 % of the loading rate.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gamapt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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