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Título : A teoria da moralidade comum na obra de Beauchamp e Childress
Otros títulos : The common morality theory in the work of Beauchamp and Childress
La teoría de la moralidad común en el trabajo de Beauchamp y Childress
Autor : Azambuja, Letícia Erig Osório de
Garrafa, Volnei
Assunto:: Bioética
Ética médica
Moralidade
Fecha de publicación : sep-2015
Editorial : Conselho Federal de Medicina
Citación : AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de; GARRAFA, Volnei. A teoria da moralidade comum na obra de Beauchamp e Childress. Revista Bioética, Brasília, v. 23, n. 3, p. 634-644, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422015000300634&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 11 ago. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233100.
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AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de; GARRAFA, Volnei. The common morality theory in the work of Beauchamp and Childress. Revista Bioética, Brasília, v. 23, n. 3, p. 634-644, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422015000300634&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 11 ago. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233100.
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AZAMBUJA, Letícia Erig Osório de; GARRAFA, Volnei. La teoría de la moralidad común en el trabajo de Beauchamp y Childress. Revista Bioética, Brasília, v. 23, n. 3, p. 634-644, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422015000300634&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 11 ago. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233100.
Resumen : A obra “Principles of biomedical ethics”, de Tom L. Beauchamp e James F. Childress, embasadora do principialismo, é o livro mais estudado no campo da bioética, tendo participado decisivamente do processo de consolidação e expansão mundial da disciplina. Seus quatro princípios, contudo, advêm de teorias diferentes: o princípio da autonomia foi retirado da teoria kantiana (Kant); a beneficência, da teoria utilitarista (Mill); a justiça, da teoria da justiça (Rawls); e a não maleficência, da teoria da moralidade comum (Clouser e Gert). A partir da década de 1990, diversas críticas surgiram quanto à homogeneidade epistemológica da proposta. Foram então introduzidas transformações na obra, que são objeto deste estudo, especialmente a teoria da moralidade comum, incorporada como fundamentação do principialismo, da 4ª edição em diante. O objetivo da pesquisa foi estudar a inclusão da referida teoria ao principialismo, analisando criticamente seu conteúdo a partir das quatro últimas edições do livro.
Abstract: “Principles of Biomedical Ethics” by Tom L. Beauchamp and James F. Childress, based on the concept of principlism, is the most studied book in the field of bioethics, and played a decisive role in the consolidation and global expansion of the discipline. Its four principles, however, were taken from different theories: the autonomy principle came from Kantian theory (Kant); beneficence, from utilitarian theory (Mill); justice, from the theory of justice (Rawls); and non-maleficence, from the common morality theory (Clouser and Gert). Since the 1990s several criticisms have arisen regarding the epistemological homogeneity of the work. As a result, changes, which are the subject of the present study, have been made to the text from the 4th edition onwards, especially concerning the common morality theory, incorporated in the book as the foundation of principlism. The aim of this study was to examine the inclusion of this theory into principlism, critically analyzing the contents of the last four editions of the book.
Resumen: La obra “Principles of biomedical ethics”, escrita por Tom L. Beauchamp y James F. Childress y que guía el principialismo, es el libro más estudiado en bioética, habiendo participado de forma decisiva en su proceso de consolidación y expansión global. Sus cuatro principios, sin embargo, proceden de diferentes teorías: el principio de la autonomía fue retomado de la teoría kantiana (Kant); el de beneficencia, de la teoría utilitarista (Mill); el de justicia, de la teoría de la justicia (Rawls); y el de no-maleficencia, de la teoría de la moralidad común (Clouser y Gert). Desde la década de los años ‘90 varias críticas han surgido con respecto a la homogeneidad epistemológica de la propuesta. Como resultado, se introdujeron cambios en el trabajo, que son objeto de este estudio, sobre todo con respecto a la teoría de la moralidad común, incorporada por los autores como fundamentación del principialismo desde la 4ª edición en adelante. El objetivo de la investigación fue estudiar la inclusión de dicha teoría al principialismo, analizando críticamente su contenido a partir de las últimas cuatro ediciones del libro.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
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DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233100
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