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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/24240
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Titre: O campo jornalístico e a pauta : um olhar sobre a produção de conteúdos para tablets
Autre(s) titre(s): The journalistic field and the assignment : a look at the production of contents for tablets
Auteur(s): Silva, Alberto Marques
Orientador(es):: Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto:: Jornalismo eletrônico
Jornalismo - rotinas produtivas
Imprensa - história
Date de publication: 22-aoû-2017
Référence bibliographique: SILVA, Alberto Marques. O campo jornalístico e a pauta: um olhar sobre a produção de conteúdos para tablets. 2017. 290 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: O jornalismo digital, aliado à convergência jornalística e ao desenvolvimento de versões jornalísticas para tablets, chamado nessa tese de tabletjornalismo, tem gerado inúmeras transformações nas rotinas produtivas dos jornalistas. Historicamente, desde que o jornalismo virou uma atividade comercial, a pauta tem sido elemento importante nas práticas de construção de edições jornalísticas. É ela que condiciona o que circulará nos jornais, ou seja, aquilo a que a audiência terá acesso. O problema de pesquisa gira em torno das transformações provocadas no processo de produção jornalística para tablets no âmbito da convergência jornalística. Com isso, partimos da hipótese balizadora de que a inserção das versões para tablets nas redações proporciona transformações na produção da pauta, com repercussão nos processos de produção, edição e distribuição dos conteúdos É neste cenário de transformações que esta tese busca investigar quais dos elementos que compõem a pauta de uma edição jornalística são alterados quando feitos para tablets. Como método de pesquisa, utilizamos algumas estratégias; primeiro a proposta bourdieusiana estruturalistaconstrutivista. É com esse olhar que adotamos a proposta do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) como estratégia de pesquisa. Aplicamos no nosso corpus de pesquisa, Zero Hora Noite, Diário do Nordeste Plus e O Globo A Mais, observações participantes e entrevistas com membros da redação. Embasados nos resultados alcançados, confirmamos nossa hipótese: a pauta pensada para tablets sofre alterações, embora a mudança em suas características dependa do formato organizativo das redações.
Abstract: Digital journalism, coupled with journalistic convergence and the development of journalistic versions for tablets, referred to in this thesis as tabletjournalism, has generated numerous transformations in the productive routines of journalists. Historically, since journalism has become a commercial activity, the task assignment has been an important element in the construction of journalistic issues. The assignment decisions condition what themes circulate in the newspapers, that is, what the audience will have access to. The research problem revolves around the transformations provoked in the process of journalistic production for tablets within the scope of journalistic convergence. With this, we start from the hypothesis that the insertion of tablet editions in the newsrooms provides transformations in the assignments, with repercussion in the processes of production, edition and distribution of the contents. It is in this scenario of transformations that this thesis seeks to investigate which of the elements that compose the guidelines of a journalistic edition changed when made for tablets. As a research method, we use some strategies; first, the structuralist-constructivist bourdieusian proposal. It is with this look that we adopted the proposal of the Group of Research in Online Journalism (GJOL) as a research strategy. We applied participative observations and interviews with members of the editorial staff to our research corpus, Zero Hora Noite, Diário do Nordeste Plus and O Globo A Mais. Based on the results achieved, we confirm our hypothesis: the guidelines for tablet editions undergoes through changes, although the variance in their characteristics depends on the organizational format of the newsrooms.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.T.24240
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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