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Titre: Sobrequalificação e atitudes no trabalho entre servidores públicos
Auteur(s): Gonçalves Neto, João Moreira
Orientador(es):: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Trabalho - aspectos psicológicos
Qualificações profissionais
Serviço público
Date de publication: 22-aoû-2017
Référence bibliographique: GONÇALVES NETO, João Moreira. Sobrequalificação e atitudes no trabalho entre servidores públicos. 2017. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: Sobrequalificação é a condição (objetiva ou percebida) na qual um trabalhador possui qualificação maior que a necessária ou exigida por seu cargo. Nesta dissertação foi apresentada a teoria da sobrequalificação (definição, constituição, teorias explicativas, classificações, mensuração e principais achados de pesquisa). Em seguida, foi verificado se no serviço público a sobrequalificação (objetiva e percebida) se relacionaria a atitudes no trabalho. Participaram 372 servidores públicos, respondendo a escalas de sobrequalificação percebida, comprometimento afetivo e calculativo, envolvimento com o trabalho, intenção de saída e um questionário sociodemográfico. Os escores médios foram comparados entre grupos de sobrequalificados e não-sobrequalificados objetivamente. Também foi testado um modelo das relações entre as variáveis investigadas, por meio de modelagem de equações estruturais. Encontrou-se a sobrequalificação percebida relacionada positivamente à objetiva e negativamente aos comprometimentos afetivo e calculativo. Discutiu-se que a sobrequalificação no serviço público não é algo a ser evitado, mas gerenciado.
Abstract: Overqualification is the (objective or perceived) condition in which a worker has more qualifications than required by his/her job. In this master thesis the theory of overqualification (definition, constitution, explanatory theories, classifications, measurement, and main research results) was introduced. After that, it was verified whether in the public service the (objective and perceived) overqualification would relate to job attitudes. Three hundred seventy-two public servants participated, by answering scales of perceived overqualification, affective and continuance commitment, turnover intention, and sociodemographic questionnaire. Mean scores were compared among objectively overqualified and non-overqualified groups. A model about relations among investigated variables was also tested, by means of structural equation modeling. Perceived overqualification was found related positively to objective overqualification and negatively to affective and continuance commitments. It was discussed that overqualification in public service is not something to be avoided, but managed.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24238
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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