http://repositorio.unb.br/handle/10482/24219
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_MariaJéssicaRochaLago.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola |
Autor(es): | Lago, Maria Jéssica Rocha |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Autismo - crianças Educação inclusiva Psicanálise e educação Inclusão escolar - crianças - adolescentes |
Data de publicação: | 22-Ago-2017 |
Data de defesa: | 10-Mar-2017 |
Referência: | LAGO, Maria Jéssica Rocha. Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola. 2017. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo principal a asserção de investigar, à luz da interlocução psicanálise e educação, as vicissitudes da inclusão escolar de uma criança autista, considerando a subjetividade como efeito do discurso que se pode descrever e analisar a partir da reconstrução de suas recorrências formais. Para realizar este estudo, seguindo o procedimento metodológico do estudo de caso, acompanhou-se o processo de inclusão escolar de uma criança autista durante um semestre em uma escola pública do Distrito Federal. Parte-se do pressuposto que a escola, enquanto lugar de excelência no qual a criança passa ao status de aluno, pode se constituir interessante campo discursivo para a circulação de um outro em estruturação autística, à medida que também proporciona a convivência entre pares produzindo função de reconhecimento e transmissão de saber, o que pode possivelmente, mobilizar nova circulação discursiva e desencadear efeitos subjetivos. Destarte, propomos elaborar esses apontamentos a fim de contribuir com as discussões que envolvem os campos articulados do autismo, da educação inclusiva e da psicanálise assim como lançar novas questões para um constante (re)pensar das práticas enquanto educadores. O recorte teórico-referencial ocorreu a partir de obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, bem como de comentadores contemporâneos freudo-lacanianos, que inspiram e lançam as bases para o instante de ver e compreender – análise e discussão de dados, articulados em dois eixos: “ inter-relação entre pares: o que uma criança pode fazer por outra? E “entre Sila e Caríbdis: articulações sobre a atuação da professora e seus efeitos”, ilustrados a partir de cenas extraídas do hypomnemata, instrumento escolhido a partir da ideia de Foucault e utilizado para registro das observações. No instante de concluir, defendemos a ideia que escola, a partir das inter-relações entre pares e com o professor que promove, pode sustentar um lugar de inclusão com efeitos subjetivos significantes para uma criança autista. |
Abstract: | The main objective of this Master's thesis is to investigate, in the light of the psychoanalysis and education, the vicissitudes of the school inclusion of an autistic child, considering subjectivity as an effect of discourse that can be described and analyzed from the reconstruction of its formal recurrences. To perform this study, following the methodological procedure of the case study, the process of school inclusion of an autistic child during a semester in a public school of the Distrito Federal was followed. It is assumed that the school, as a place of excellence in which the child has a student status, may constitute an interesting discursive field for the circulation of another in autistic structuring, as it also provides the coexistence between peers producing function of recognition and transmission of knowledge, which may possibly mobilize new discursive circulation and trigger subjective effects. Thus, we propose to elaborate these notes to contribute to the discussions that involve the articulated fields of autism, inclusive education and psychoanalysis as well as to launch new questions for a constant (re) thinking of practices as educators. The theoretical-referential clipping occurred from the works of Sigmund Freud and Jacques Lacan, as well as contemporary Freudo-Lacanian commentators, who inspire and lay the groundwork for the moment of see and understand - analysis and discussion of data, articulated in two axes: “ interrelation between peers "What one child can do for another?" and "Between Sila and Caríbdis: articulations about the performance of the teacher and its effects", illustrated from scenes extracted from the hypomnemata, an instrument chosen from the idea of Foucault and used to record the observations. At the moment of concluding, we defend the idea that school, based on the interrelationships between peers and with the promoting teacher, can sustain a place of inclusion with significant subjective effects for an autistic child |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24219 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.