http://repositorio.unb.br/handle/10482/23904
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_PabloVictorMarquinedaFonseca.pdf | 50,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro |
Authors: | Fonseca, Pablo Victor Marquine da |
Orientador(es):: | Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães |
Assunto:: | Música Música - estética Piano Santoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretação |
Issue Date: | 26-Jul-2017 |
Data de defesa:: | 15-Nov-2016 |
Citation: | FONSECA, Pablo Victor Marquine da. Deveras humano: Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Abstract: | Esta pesquisa aborda a diversidade estética do discurso musical de Claudio Franco de Sá Santoro em sua obra para piano solo, a qual perpassa a totalidade de todas as influências estético-ideológicas do compositor. A análise de sua obra para piano é compreendida por meio da Teoria dos Topoi de Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) e Narum (2013). Esta metodologia possibilita identificar um thesaurus de loci-commune referenciais e evidenciar como o compositor trabalha a relação significante/significado para gerar efeito de sentido e comunicabilidade. O objetivo é compreender a relação entre a ideologia, idiossincrasias estilísticas em sua obra para piano solo. A possibilidade de compreender as fases composicionais além da análise sistemática, muitas vezes uma análise de superfície, desvela questões deveras imperiosas para a compressão da obra para piano solo de Claudio Santoro, sob o estudo da expressividade e do significado na música. |
Abstract: | This paperwork addresses the aesthetic diversity of Claudio Franco de Sá Santoro’s musical discourse in his work for solo piano, which permeates the totality of all the aesthetical and ideological influences of the composer. The analysis of his piano solo work is comprehended by Topic Theory studied by Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) and Narum (2013). This methodology makes it possible to identify a thesaurus of referential loci-commune, and it also evidences how composer deals the relationship between significant/signified in order to create meaning effect. The goal is to comprehend the relationship between ideology and idiosyncrasies of style in his work for solo piano. The possibility to understand Santoro’s compositional periods beyond the systematic analysis, which is often a surface analysis, unhides truly compelling issues in order to comprehend the solo piano works of Claudio Santoro in the study of expression and meaning in music. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23904 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.