http://repositorio.unb.br/handle/10482/23736
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_MarlonMarquesSoudré.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Uma avaliação experimental da plataforma parallella utilizando controle preditivo baseado em modelo como um estudo de caso |
Auteur(s): | Soudré, Marlon Marques |
Orientador(es):: | Llanos Quintero, Carlos Humberto |
Assunto:: | Sistemas embarcados (Computadores) Arquitetura - programas de computador Algoritmos de computador |
Date de publication: | 23-jui-2017 |
Data de defesa:: | 2-mar-2017 |
Référence bibliographique: | SOUDRÉ, Marlon Marques. Uma avaliação experimental da plataforma Parallella utilizando controle preditivo baseado em modelo como um estudo de caso. 2017. iii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Résumé: | Nas últimas décadas, o poder computacional de sistemas embarcados têm crescido de forma muito rápida. Em geral, tais sistema são projetados para operar sob restrições como portabilidade (peso e tamanho), consumo de recursos, baixo consumo de energia e dissipação de potência. Assim, motivado pelos fatores supracitados e pelo avanço tecnológico, assim como pela demanda crescente de desempenho por parte das aplicações embarcadas, têm surgido vários processadores e plataformas de hardware que fazem uso de arquiteturas multicore, com destaque para a Parallella, uma plataforma de alto desempenho e baixo consumo energético. Nesse sentido, o presente trabalho traz a proposta de se avaliar tal plataforma sob uma abordagem experimental, como foco em seu coprocessador Epiphany de 16 cores, quando utilizada como um acelerador em software para aplicações de controle preditivo baseado em modelo como um estudo de caso, devido sua relevância para o grupo de pesquisa do LEIA (Laboratório de Sistemas Embarcados e Aplicações de Circuitos Integrados – Universidade de Brasília). Os resultados mostram que, apesar de restrições críticas como o tamanho da memória local dos cores, a plataforma Parallella se apresenta como uma arquitetura em potencial, podendo ser vista como uma alternativa à aceleração de algoritmos em hardware. Melhorias futuras como a expansão do número de núcleos do MPSoC Epiphany e da memória local dos mesmos, como previsto pelos fundadores do projeto, poderão alavancar ainda mais o uso de tal arquitetura em aplicações embarcadas. |
Abstract: | In the last decades, the computational power of embedded systems has grown very fast. In general, such systems are designed to operate under constraints such as portability, resource consumption, low power consumption and power dissipation. Thus, due to the aforementioned factors and technological advances, as well as the increasing demand for performance by embedded applications, there have been several processors and hardware platforms that make use of multicore architectures, with emphasis on a Parallella, a platform of high performance and low consumption. In this sense, the present work presents a proposal to evaluate such platform in an experimental approach, focusing on its Epiphany 16-core co-processor, when used as a software accelerator for model-based predictive control applications as a case study, due to its relevance to the research group of LEIA (Laboratory of Embedded Systems and Applications of Integrated Circuits - University of Brasilia). The results show that, despite critical constraints such as the local memory size of the cores, a Parallella platform presents itself as a potential architecture and can be seen as an alternative to accelerating hardware algorithms. Future improvements such as the expansion of the number of MPSoC Epiphany cores and their local memory, as predicted by the founders of the project, can leverage the use of this architecture in embedded applications |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23736 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.