Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23496
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ElizângeladosSantosAlvesdaSilva.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O ideal e o real : desafios e potencialidades na elaboração de um planejamento na educação profissional integrada ao ensino médio : competências em contexto de ensino de línguas para fins específicos
Autor(es): Silva, Elizângela dos Santos Alves da
Orientador(es): Alvarenga, Magali Barçante
Assunto: Ensino profissional
Ensino de línguas para fins específicos
Planejamento
Ensino médio
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: SILVA, Elizângela dos Santos Alves da. O ideal e o real: desafios e potencialidades na elaboração de um planejamento na educação profissional integrada ao ensino médio: competências em contexto de ensino de línguas para fins específicos. 2016. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta dissertação trata de uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativista, em que se adota o estudo de caso como metodologia de pesquisa. O trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção de um planejamento de curso da Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio no contexto de Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE). O contexto de pesquisa está inserido no curso de Eventos pertencente ao Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Assim, revisamos o plano de curso da área de Linguagem centrando nas competências e habilidades previstas nos documentos norteadores do curso ao ensino e aprendizagem de línguas. Para a fundamentação teórica sobre o ensino de línguas para fins específicos, nos valemos de estudos clássicos assim como de contemporâneos que, quer ressignificando, quer ampliando conceitos, são convergentes em sua essência, a saber Hutchinson e Waters, 1987; Dudley-Evans e St.John, 2005; Robinson, 1991; Celani, 2005; Ramos, 2005; Almeida Filho, 2015; Augusto-Navarro, 2008 e Harding, 2007. Os instrumentos utilizados para coleta de registros no presente estudo foram entrevistas com docentes e coordenadores, análise documental do plano de curso e questionários para os alunos. Seguimos uma metodologia com base em Bodgan e Biklen (1998), Chizzotti (2006), Denzin e Lincon (2006), Laville e Dionne (1999), Flick (2009), Yin (2010) e Moura Filho (2005). Os resultados demonstraram uma série de desafios e potencialidades no planejamento e ação do curso. Com este estudo esperamos suscitar novas pesquisas na área de ELFE e de planejamento de cursos no contexto do Ensino Médio Integrado ao Técnico/Profissional, por se tratar essa de uma área em pleno crescimento no Brasil. Do trabalho surgiram inquietações para futuras pesquisas sobre a temática sem encerrar o assunto, pelo contrário, com provocações para mais discussões, pesquisas e investigações em planejamento.
Abstract: This study is a qualitative-interpretative case research, in which it adopts the study case as a research methodology. The research aims to reflect on the construction of a Professional Education course planning integrated to Technical Basic Education in Language Teaching context for Specific Purposes (ELFE). The study context is entered in Event course belonging to the Technological of Tourism, Hospitality and Leisure. Thus, we review the language area of the course plan focusing on competencies and skills provided the guiding documents of teaching course and learning languages. For the theoretical framework of language teaching for specific purposes, we draw on the classical studies as well as contemporaries who either resignifying or expanding concepts are converging in its essence, namely Hutchinson and Waters, 1987; Dudley-Evans and St. John, 2005; Robinson, 1991; Celani, 2005; Ramos, 2005; Almeida Filho, 2015; Augusto-Navarro, 2008 and Harding, 2007. The instruments used to collect records in this study were interviews with teachers and coordinators, document analysis of the current course plan and questionnaires for the students. We followed a methodology based on Bodgan and Biklen (1998), Chizzotti (2006), Denzin and Lincoln (2006), Laville and Dionne (1999), Flick (2009), Yin (2010) and Moura Filho (2005). The results showed a number of challenges and opportunities in planning and action of course. With this study we hope to generate new research in the ELFE and planning courses in the context of the Integrated Basic Education to Professional, because it is such an area in full growth in Brazil. Labor concerns have arisen for future research on the subject without ending the matter, however, could be seen for further discussion, research and investigations in planning stdudies.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23496
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.