Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23480
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_ClaraMachadodaSilvaAlarcão.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental : encontros e desencontros
Autor : Alarcão, Clara Machado da Silva
Orientador(es):: Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto:: Currículos
Aritmética
Ensino fundamental
Fecha de publicación : 10-may-2017
Citación : ALARCÃO, Clara Machado da Silva. As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental : encontros e desencontros. 2017. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo verificar se há compatibilidade na abordagem da multiplicação em diferentes instâncias do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como cenário uma escola pública do Distrito Federal. Para isso, utilizaram-se como recursos metodológicos a análise documental, que se deteve sobre o Currículo em Movimento da Educação Básica, os materiais referentes à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o livro didático adotado pela escola participante. Adotaram-se também entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ano escolar investigado, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. A investigação esteve pautada em dois grandes eixos teóricos: a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) e a Abordagem do Currículo por Sacristán (2000). O trabalho, desenvolvido nestes moldes, constatou que o tratamento oferecido à multiplicação, nos níveis do currículo analisado, se dá de forma congruente. É notável também que, apesar das significativas mudanças que os ideais da TCC introduziram nos diversos âmbitos curriculares, algumas práticas e concepções que não condizem com esses ideais parecem perdurar nesses espaços.
Abstract: This research aims to verify the compatibility of multiplication teaching throughout the 3rd grade of Brazilian Elementary School curriculum, scoping a public school in the Federal District. In view of this, documental analysis were used as methodological guideline, which focused on the Currículo em Movimento da Educação Básica (‘Curriculum in Movement’ for Basic Education), the materials related to the National Literacy Assessment – ANA –, the textbook adopted by the participating school, as well as semi-structured interviews with two teachers of the referred grade, which were analyzed by means of content analysis. The investigation was grounded in two major theoretical axes: the Theory of Conceptual Fields (TCF) proposed by Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) and a curriculum approach proposed by Sacristán (2000). The research has then indicated that the approach to multiplication is congruent on the curriculum levels. It is also noteworthy that, despite the significant changes that the ideas of TCF has introduced in the various curricular areas, some practices and conceptions that do not fit with such ideals seems to persist in these contexts.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23480
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23480/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.