http://repositorio.unb.br/handle/10482/23419
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_YuriJorgeSampaioCarvalho.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Modelo de métrica multidimensional para a melhoria do roteamento em redes AD HOC móveis |
Autor : | Carvalho, Yuri Jorge Sampaio |
Orientador(es):: | Sousa Júnior, Rafael Timóteo de |
Assunto:: | Roteamento - protocolos Protocolo DSR Rede móvel |
Fecha de publicación : | 30-abr-2017 |
Data de defesa:: | 5-abr-2013 |
Citación : | CARVALHO, Yuri Jorge Sampaio. Modelo de métrica multidimensional para a melhoria do roteamento em redes AD HOC móveis. 2013. xiii, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | Este trabalho visa a propor uma métrica multidimensional que tem como propósito causar um melhor desempenho no roteamento de redes ad hoc móveis, na presença de nós egoístas e nós em modo sleep, e com mobilidade. A melhora de desempenho diz respeito, principalmente, ao incremento da taxa de entrega de pacotes com sucesso. Para alcançar um melhor desempenho, foram observados e analisados os resultados prévios alcançados por outras métricas, o que resultou na descoberta de padrões e comportamentos, de modo a embasar à elaboração de uma nova métrica capaz de suprir as lacunas e imprecisões daquelas métricas existentes anteriormente. A validação do trabalho foi feita por método de simulação, tendo o protocolo DSR sido modificado para implantar a métrica proposta e operar considerando tal métrica. Como resultado das simulações, constatou-se que métrica proposta por este trabalho teve, em alguns pontos, uma taxa de entrega de pacotes com sucesso 30% superior àquela encontrada para a métrica original do próprio protocolo DSR (DynamicSourceRouting) e cerca de 15% superior àquela encontrada para uma métrica proposta em trabalho precedente (Serique; Sousa, 2011). |
Abstract: | This work aims to propose a multidimensional metric that aims to improve routing performance in mobile ad hoc networks in the presence of selfish nodes, nodes in sleep mode. In order to reach a better performance in the delivery rate of packets successfully, we observed the results achieved by other metrics in simulations, which resulted in the discovery of patterns and behaviors that led to the development of a metric that supplied the gaps and inaccuracies of those metrics. This work´s validation was performed using a simulation method, with the DSR (Dynamic Source Routing) protocol which was modified so as to implement and to operate with our proposed metric. The simulations results show that the metric proposed in this work presents, at some points, a successfully delivery rate of packets 30% higher than the original metric of the DSR protocol and about 15% higher than that of the metric proposed in a previous work by (Serique; Sousa, 2011). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.