Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/23396
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_BibliotecasEscolaresTendencias.pdf621,73 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Bibliotecas escolares : tendências globais
Autre(s) titre(s): School libraries : global trends
Auteur(s): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Casarin, Helen de Castro Silva
Assunto:: Bibliotecas escolares
Aprendizagem
Bibliotecários
Tecnologia
Date de publication: sep-2016
Editeur: Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Référence bibliographique: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CASARIN, Helen de Castro Silva. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36-55, set/dez 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697/38415>. Acesso em 26 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55.
Résumé: Este artigo aborda as transformações do processo de ensino-aprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes di-versificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da in-formação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilha-mento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas preci-sa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.
Abstract: This article discusses the technology and teaching/learning process transformation and the impact of these changes at the school libraries, specifi-cally in terms of collection development, space design and the role of librarians. The literature analysis shows a tendency to adopt learning models based on col-laborative construction of knowledge, with an emphasis on understanding learn-ing and teaching activities in several environments. The school libraries can accept and subsidize the varied teaching activities, transforming itself not only in a place of information appropriation, but also in a place where knowledge is produced through connected and diversified collaborative activities. The librari-an needs to strengthen their domination of technology in order to obtain, man-age, produce and share information. The reading incentive continues to be im-portant but it needs to be expanded to different media and formats.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Em Questão - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais. Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697/38415. Acesso em: 26 abr 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23396/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.