http://repositorio.unb.br/handle/10482/23345
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_ItevaldoPereira_PRODUTO.pdf | Produto | 194,64 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
2016_ItevaldoPereira.pdf | Dissertação | 7,73 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Elementos de eletrodinâmica associados aos aspectos gerais do Lago Paranoá |
Autre(s) titre(s): | Elements of electrodynamics associates to overview of lake Paranoá |
Auteur(s): | Pereira, Itevaldo |
Orientador(es):: | Monteiro, Fabio Ferreira |
Coorientador(es):: | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
Assunto:: | Eletrodinâmica Lago Paranoá (DF) Física - estudo e ensino Livros paradidáticos |
Date de publication: | 20-avr-2017 |
Data de defesa:: | 14-déc-2016 |
Référence bibliographique: | PEREIRA, Itevaldo. Elementos de eletrodinâmica associados aos aspectos gerais do Lago Paranoá. 2016. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | O presente trabalho de pesquisa analisou a aplicação do livro paradidático intitulado “Elementos de Eletrodinâmica & um passeio pelo Lago”, cujo enfoque principal é abordar a temática regional do Lago Paranoá e algumas de suas implicações nos conceitos de Física. O produto didático oriundo desta pesquisa é o livro paradidático já mencionado. As concepções teóricas de David Ausubel e Paulo Freire ampararam a elaboração do produto, bem como o desenvolvimento metodológico utilizado. A aplicação do produto ocorreu em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade satélite do Gama, Distrito Federal. O grau de satisfação e o nível de aprendizado dos estudantes após a utilização do material didático foram verificados por dois questionários. Como resultado, os alunos relataram que se sentiram motivados no estudo dos temas relacionados à Eletrodinâmica e também evidenciaram o caráter interdisciplinar do material. Além disso, os alunos demonstraram uma suave melhora nos seguintes aspectos: percepção dos processos físicos, uso de conceitos e linguagem; estratégia para a solução de problemas em Física e uso de linguagem matemática na Física. |
Abstract: | This research analyzed the application of a paradidactical text denominated “Elements of Electrodynamics & one visit to Lake”, in which the aim is to treat the regional thematic of Paranoá Lake and some of your implications in concepts of Physics. The paradidactical product of this research is a paradidactical text cited previously. The theoretical conception from David Ausubel and Paulo Freire supported the elaboration of the product, as well as the methodological development used. The application of product it occurred in private school located in Gama City, Federal District. The satisfaction level and learning level of student after the utilization of pedagogical product was measured by two questionnaires. Among the main results, the students reported that the product was as important motivational instrument in learning about Electrodynamics beyond that they remarked the interdisciplinary character of the product. In addition, the students demonstrated a mild improvement in the following aspects: perception of physical process; use of scientific concepts and language; strategy in solution of problems in physics. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23345 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.