Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23156
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_WillianFerreiradeSousa.pdf5,25 MBAdobe PDFView/Open
2016_WillianFerreiradeSousa_PRODUTO.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open
Title: Inserção de conceitos de física de partículas elementares no ensino médio por meio de um material paradidático
Other Titles: Insertion of elementary particles physics concepts in high school through a paradidactic book
Authors: Sousa, Willian Ferreira de
Orientador(es):: Monteiro, Fabio Ferreira
Assunto:: Física
Ensino médio
Material paradidático
Issue Date: 31-Mar-2017
Citation: SOUSA, Willian Ferreira de. Inserção de conceitos de física de partículas elementares no ensino médio por meio de um material paradidático. 2016. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Levando-se em conta a deficiência de abordagem de conteúdos da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas, neste trabalho propomos a implementação de conceitos da Física de Partículas Elementares e, para tanto, criamos um material paradidático (produto educacional resultado da pesquisa) tomando por base os conceitos e regras da Transposição Didática e os critérios de avaliação propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 / Ensino Médio para a disciplina de Física. Avaliamos os resultados da aplicação do material paradidático através de um questionário em escala Likert respondido pelos alunos e um relatório escrito pelo professor que acompanhou a aplicação, apresentando suas impressões e sugestões para o material.
Abstract: Taking into account the content approach deficiency of Modern and Contemporary Physics in High School education and in textbooks adopted by public schools, in this work we propose the implementation of concepts of elementary particle physics and, therefore, we created a paradidactic book (educational product resulting of the research) building on the concepts and rules of the Didactic Transposition and the assessment criteria proposed by the National Textbook Program 2015 / High School for the discipline of physics. We evaluate the results of the paradidactic book application through a Likert scale questionnaire answered by the students and a report written by a teacher, who accompanied the application, presenting his impressions and suggestions for the material.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23156
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23156/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.