http://repositorio.unb.br/handle/10482/23100
File | Description | Size | Format | |
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2016_TatianaRolimSoaresRibeiro.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna : o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás |
Authors: | Ribeiro, Tatiana Rolim Soares |
Orientador(es):: | Laranja, Ruth Elias de Paula |
Assunto:: | Ecologia Fauna selvagem Unidades de conservação - Brasil Cerrados Rodovias |
Issue Date: | 28-Mar-2017 |
Data de defesa:: | 24-Feb-2017 |
Citation: | RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares. Influências da pavimentação de rodovias em índices de atropelamento de fauna: o caso da rodovia GO-239 em Alto Paraíso de Goiás. 2016. iii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Abstract: | Rodovias são empreendimentos lineares de grande importância econômica em nações emergentes. No Brasil, país mundialmente conhecido pela sua megadiversidade de espécies, é comum a expansão de autoestradas sem o devido planejamento. É importante, portanto, compreender quais os efeitos das mudanças no pavimento de estradas para fauna silvestre em áreas especialmente protegidas. O presente estudo analisou dados auferidos antes e após a pavimentação da rodovia GO-239 no trecho que liga a cidade de Alto Paraíso de Goiás ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os resultados evidenciam um aumento nas frequências de atropelamentos quando comparados os dois períodos trabalhados (0,029 antes e 0,043 após a pavimentação). Ademais, apenas na porção dos dados que foi colhida após a conclusão das obras, foram identificadas aglomerações de atropelamentos nas proximidades da cidade. Os hotspots de atropelamentos de anfíbios e de todas as classes de vertebrados amostradas entre os anos de 2015 e 2016 foram positivamente relacionadas ao número de fragmentos urbanos (0,874 ± 0,35; 0,640 ± 0,93), relação não observada nas amostras obtidas antes das intervenções na via. Os dados levantados indicam que a fauna habitante das áreas próximas à autopista está suscetível aos impactos negativos da perda na conectividade de manchas de vegetação natural (efeito de barreira) e à redução na qualidade dos hábitats locais, possivelmente, devido ao aumento na velocidade empregada por condutores de veículos após o asfaltamento do trecho viário. As alterações observadas nas distribuições de incidentes foram mais relacionadas às possíveis mudanças no comportamento de motoristas do que à modificação da superfície rodoviária. Propõese, de pronto, a instalação de redutores de velocidade, físicos ou eletrônicos, nos pontos críticos identificados e a realização de estudos que busquem avaliar a composição e a ecologia da fauna afetada pelo empreendimento. Mais adiante, indica-se a implementação e um sistema de proteção à fauna. |
Abstract: | Linear enterprises such as highways are of extreme economic value in emerging nations. In Brazil, a country worldly known by its megadiversity, roads expansion without considering the proper planning is a common issue. The comprehension of the effects of roads paving to the wild fauna in specially protected areas are, then, of great importance. This paper analyzes the measured data before and after the paving of highway GO-239 on the portion that connects the city of Alto Paraíso de Goiás to the Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. The results show an increase on roadkill rates when comparing both periods analyzed (0,029 before and 0,043 after the paving). Furthermore, agglomerations of roadkills near the city were identified when considering the fraction of the data measured after the paving. Anphibian and vertebrates roadkill hotspots sampled between 2015 and 2016 were positively related to the number of urban fragments (0,874 ± 0,35; 0,640 ± 0,93). Samples dated before the paving does not show the same pattern. The measured data indicates that fauna near the highway is more susceptible to the negative impact of connectivity loss of natural vegetation spots (Barrier Effect) and susceptible to the reduction on quality of local habitats. The changes observed on incident distribution were more related to changes on drivers behaviour than to modification on road surface. Its suggested the implementation of speed reducers (physical or eletronic ones) on the critical points identified and further research on composition and ecology of the fauna affected by the pavement. A fauna protection system is also recommended to be implemented. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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