http://repositorio.unb.br/handle/10482/23078
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_RodrigoCapelleSuess.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Geografia humanista e ensino-aprendizagem : perspectivas em Formosa-GO |
Autor : | Suess, Rodrigo Capelle |
Orientador(es):: | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto:: | Geografia (Ensino fundamental) Geografia - estudo e ensino Humanismo Fenomenologia |
Fecha de publicación : | 27-mar-2017 |
Data de defesa:: | 20-dic-2016 |
Citación : | SUESS, Rodrigo Capelle. Geografia humanista e ensino-aprendizagem: perspectivas em Formosa-GO. 2016. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | Embora compartilhe do saber científico produzido na academia, o conhecimento geográfico escolar diferencia-se do conhecimento geográfico científico por condições de produção, organização e finalidade. Tanto na sistematização de conteúdos, habilidades e competências, como no modo de ensinar e aprender seus conteúdos, diversos horizontes do pensamento geográfico influenciam o ensino da Geografia Escolar. Uma delas, a Geografia Humanista, vertente que decorre, principalmente, da fenomenologia, destaca-se pela ênfase dada aos sentidos humanos e seu universo vivido, o que pode contribuir para o liame de conhecimentos geográficos a gênese de uma atitude humanista. Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é conhecer e analisar quais são os conhecimentos dos professores a respeito da Geografia Humanista e como uma atitude humanista se manifesta no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, no município de Formosa-GO. Para isso, foram selecionadas uma escola em área urbana e uma em área rural. A problemática que orientou esta investigação diz respeito à identificação dos conhecimentos que os professores têm a respeito da Geografia Humanista e, nessa perspectiva, quais traços de uma atitude humanista se manifestam no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, a partir de entrevistas não estruturadas guiadas realizadas com os professores de Geografia, e grupo focal com seus alunos. Os resultados obtidos revelaram que esses profissionais apresentam uma lacuna, no que se refere à teorização sobre a Geografia Humanista, decorrente de uma formação acadêmica inicial e continuada deficitárias e, também, pela ausência de interesse. Nesse sentido, a atitude humanista identificada nos professores, reflete muito mais uma sensibilidade e intuição do professor, do que uma apropriação prática e teórica do humanismo, ou seja: permeia, apenas, o campo das relações desenvolvidas entre professores e alunos, sem contemplar o processo de construção de conhecimentos. Em consequência, a Geografia ainda parece estar longe do contexto do aluno, constituindo-se um saber que é visto aquém das demais disciplinas, acumulativo e sem importância, exceto para viajar e conhecer sobre outros países, como os discentes relataram. Esses e outros resultados evidenciam a necessidade de uma formação em Geografia, que considere e valorize a Geografia Humanista, inclusive pelo seu potencial relativo às questões de ensino/aprendizagem, como fundamento metodológico para a significação dos conteúdos em geografia, de um lado, e construção do conhecimento geográfico, de outro. Assim, defendemos que a Geografia humanista/humanismo contribui para que os discentes se reconheçam como sujeitos, com possibilidade concreta de atuação no espaço, por meio do lugar, compreendam as aparências, ausências e múltiplas manifestações dos fenômenos geográficos, ressignificados à luz de suas próprias experiências. |
Abstract: | Although share scientific knowledge produced at the Academy, the school geographic knowledge differs from scientific geographical knowledge for production conditions, organization and purpose. Both on systematization of content, skills and competences, as in the teaching and learning contents, various horizons of geographical thought influence the teaching of Geography in schools. One of them, Humanistic geography, shed was due mostly to the Phenomenology, stands out for the emphasis given to human senses humans and your universe lived, what can contribute to the connection of knowledge geográicos the genesis of a humanist attitude. In this context, the general objective of this research is to know and analyze what are the teachers ' knowledge about the Geography and Humanist as a humanist attitude is manifested in the teaching-learning process in geography, in the municipality of Formosa-GO. For this, we have selected a school in an urban area and a rural area. The problem that guided this investigation concerns the identification of teachers ' knowledge about the Geography and Humanist perspective, which traces a humanist attitude manifested in the teaching-learning process. The methodology used was qualitative basis, from unstructured guided interviews conducted with teachers of geography, and focus group with their students. The results obtained revealed that these professionals have a gap regarding the theorizing about the Humanistic Geography as a result of an initial and ongoing deficit's education and lack of interest. In this sense, the humanist attitude identified in teachers, reflects more a sensibility and intuition of professor than a theoretical and practical appropriation of humanism, which is: only the field permeates relations developed between teachers and students, without contemplating the knowledge construction process. As a result, the geography still seems to be far from the context of the student, being a knowledge which is seen falling short of other disciplines, accumulative and unimportant, except to travel and get to know about other countries, such as the students reported. These and other results suggest the need for a degree in Geography, which consider and highlight the Humanistic Geography, including its potential on the teaching/learning issues, methodological basis for the meaning of the contents on geography, on one side, and construction of geographic knowledge, on the other. Thus, we argue that the humanist/humanism Geography contributes to the students if you recognize them as subjects, with the possibility of acting in space, through the place, understand appearances, absences and multiple manifestations of geographical phenomena, redefined in the light of their own experiences. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23078 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.