http://repositorio.unb.br/handle/10482/2301
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonia Maria Caldeira Paiva.pdf | 11,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A encenação pictórica : uma abordagem transdisciplinar |
Auteur(s): | Paiva, Sonia Maria Caldeira |
Orientador(es):: | Medeiros, Maria Beatriz de |
Assunto:: | Transdisciplinaridade Encenação pictórica Artes visuais Produção artística |
Date de publication: | 2006 |
Data de defesa:: | 2006 |
Référence bibliographique: | PAIVA, Sonia Maria Caldeira. A encenação pictórica: uma abordagem transdisciplinar. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Résumé: | O objetivo deste trabalho é analisar, na perspetiva crítico-teórica, a obra e o percurso de criação da artista plástica Sônia Paiva. Trata-se de uma abordagem transdisciplinar, haja vista seu produto resultar da simbiose de várias linguagens artísticas que, apesar de próximas em sua forma de expressão, são diferentes em seus princípios e dinâmica. Essa dinâmica, por sua vez, é influenciada pela vivência pessoal e profissional da artista, cujos dilemas existenciais levam-na à busca de respostas que passam por experiências distintas, envolvendo desde relações psicanalíticas e esotéricas entre consciente/inconsciente e questionamentos sobre as razões do preestabelecido, até a rebeldia contra o materialismo dominante. Do ponto de vista da metodologia, o estudo foi desenvolvido na perspectiva do método fenomenológico, tendo como meios de pesquisa a história de vida da artista, fonte revalorizada na pesquisa científica, principalmente por considerar importantes todos os fenômenos envolvidos no contexto daquilo que se estuda. Ainda desse ponto de vista, o trabalho tem como traço específico o fato de a autora/pesquisadora ser também a autora/artista, o que elimina, de imediato, problemas relacionados com a construção de interpretações, já que essas são feitas em primeira mão. A base teórica levantada na pesquisa funciona, simultaneamente, como referência e contraponto à auto-interpretação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study has as its purpose to analyze, within a theoretical-critical perspective, the work and course of creation of the plastic artist Sonia Paiva. It is a transdisciplinary approach, as its product results of the symbiosis of several artistic currents which, though close in their ways of expression, differ in principles and dynamics. These dynamics, in their turn, bear the influence of the personal and professional experiences of the artist. The existential dilemmas induce the artist to search for answers through a vast array of experiences. This search includes, since the esoteric and psychoanalytical relationship between the conscious/unconscious minds, the questioning of all pre-established values, till the rebelliousness against the dominating materialism. From a methodological point of view, this work has been developed within the perspective of the phenomenological method. Its source is the life of the artist, which was revalued when scientifically researched, for it was dully pondered the importance of all phenomena involved. The specific characteristic of this work is the fact that the author/researcher is also the author/artist. This circumstance immediately eliminates all problems related to the construction of the interpretations, as these come in first hand. The theoretical basis developed in the research acts, simultaneously, as reference and counterpoint to self-interpretation. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.