Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22847
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_IndiceResponsividadeEstrategia.pdf169,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IndexResponsivenessUrban.pdf170,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Índice de responsividade da estratégia saúde da família da zona urbana
Otros títulos : Index of responsiveness of the urban family health strategy in urban areas
Autor : Shimizu, Helena Eri
Dutra, Evelyn de Britto
Trindade, Josélia de Souza
Mesquita, Monique Santos de
Ramos, Maíra Catharina
Assunto:: Saúde da família
Assistência à saúde
Atenção primária à saúde
Fecha de publicación : jun-2016
Editorial : Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
Citación : SHIMIZU, Helena Eri et al. Índice de responsividade da estratégia saúde da família da zona urbana. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 332-339, jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000300332&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600046.
Resumen : Objetivo: Avaliar o Índice de Responsividade da Estratégia Saúde da Família das áreas urbanas do Distrito Federal. Métodos: Estudo descritivo exploratório. Aplicou-se um questionário entre os dias 1 de maio a 31 de julho de 2014 com 242 usuários, que continha as dimensões de responsividade: a) respeito pelas pessoas: dignidade, confidencialidade, autonomia, comunicação; b) orientação para o cliente: instalações, escolha profissional, agilidade no atendimento e apoio social, que foram utilizadas para o cálculo do Índice de Responsividade. Resultados: Foram avaliados positivamente a dignidade, com o índice de 0,902 (excelente), a confidencialidade, com 0,838 (muito bom), a comunicação, com 0,833 (muito bom), o apoio social, com 0,814 (muito bom) e a autonomia, com o índice de 0,746 (bom). As instalações e agilidade foram avaliadas como regular, com os índices 0,649 e 0,613, respectivamente. A dimensão de escolha do profissional foi avaliada como péssimo com o índice de 0,169. Discussão: Verificou-se que tiveram os melhores índices de responsividade as dimensões voltadas para o respeito pelas pessoas, que inclui o ser tratado com dignidade, ter a garantia da confidencialidade, e ter boa comunicação com os profissionais. A autonomia do usuário revelou-se como um atributo que deve ser melhorado pelos profissionais. As dimensões atinentes à orientação para o cliente obtiveram os piores índices, exceto o apoio social. Foram consideradas regulares as instalações e insatisfatórias a agilidade e a possibilidade de escolha profissional. Conclusão: As unidades da ESF devem melhorar no aspecto orientação para o cliente, sobretudo no que se refere à infraestrutura e articulação com a rede de atenção.
Abstract: Objective: To evaluate the Family Health Strategy Index of Responsiveness in urban areas of the Federal District. Methods: This is an exploratory descriptive study. A questionnaire was applied from May 1 to July 31, 2014 approaching 242 users with the following dimensions of responsiveness: a) respect the people: dignity, confidentiality, autonomy, communication; b) orientation to client: facilities, selection of professional, agility in services and social support that were used to calculate the Index of Responsiveness. Results: The following dimensions have been evaluated as positive: dignity with an index of 0.902 (excellent); confidentiality with 0.838 (very good); communication with 0.833 (very good); social support with 0.814 (very good); and autonomy with an index of 0.746 (good). Facilities and agility were evaluated as regular with indexes of 0.649 and 0.613, respectively. The dimension of selection of professional was evaluated as poor, with an index of 0.169. Discussion: The best indexes of responsiveness were found in dimensions focused on respect for people, including being treated with dignity, assurance of confidentiality and good communication with professionals. User’s autonomy appeared as an attribute to be improved by professionals. The dimensions related to orientation to client performed worst, except for social support. Facilities were considered to be regular, while agility and possibility of selection of professional were unsatisfactory. Conclusion: The Family Health Strategy (FHS) units should improve the aspect of orientation to client, mainly regarding infrastructure and coordination with the health care network.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença:: Acta Paulista de Enfermagem - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000300332&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 9 mar. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600046
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22847/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.