http://repositorio.unb.br/handle/10482/22693
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_ElenAlvesdosSantos.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa : um diálogo sobre as questões de gênero, escolarização, sociedade de consumo e ato infracional |
Autor(es): | Santos, Elen Alves dos |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Psicanálise e educação Escolarização Psicanálise e educação Adolescência - aspectos psicológicos |
Data de publicação: | 21-Fev-2017 |
Data de defesa: | 3-Fev-2016 |
Referência: | SANTOS, Elen Alves dos. As adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: um diálogo sobre as questões de gênero, escolarização, sociedade de consumo e ato infracional. 2016. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar, por meio dos pressupostos psicanalíticos, a constituição da história de vida, focalizando o processo de escolarização e as questões de gênero das adolescentes em cumprimento de uma das medidas socioeducativas no Distrito Federal. Para tanto, realizou-se a revisão bibliográfica de pesquisas e artigos científicos acerca das questões que levam as adolescentes ao conflito com a lei. Privilegiou-se os estudos de gênero para a compreensão da subjetivação das mulheres e das adolescentes na sociedade de consumo. Utilizou-se da Psicanálise para clarear o entendimento sobre a constituição da adolescência na contemporaneidade e refletir sobre alguns aspectos da escolarização nessa etapa de vida. A metodologia qualitativa serviu-se também das contribuições psicanalíticas como, por exemplo, a escuta clínica junto às adolescentes entrevistadas e a postura ética para conduzir a pesquisa de campo. No método realizou-se dois grupos de reflexão e entrevistas individuais com as adolescentes. Esse material foi submetido à análise de conteúdo de Bardin, originando a construção de quatro categorias de discussão. Os resultados da pesquisa indicaram que a entrada das meninas é facilitada pelo ideal estético, atrelado ao suporte afetivo encontrado nas fratrias adolescentes constituídas via criminalidade. As adolescentes diante da educação ofertada nas escolas públicas se excluem desse espaço ao serem seduzidas para o ingresso na “escola do crime”. A pesquisa aponta que as escolas ainda fazem uma oferta de ensino meramente adaptativa, ou seja, avessa a uma crítica à sociedade de consumo, aos dilemas sociais e aos estereótipos de gênero. Constatou-se, também, a necessidade dos sistemas educativos: escola e unidades socioeducativas convocarem as adolescentes como parceiras sociais para a construção de fratrias que lhes possibilitem uma subjetivação política sobre suas realidades de vidas e de suas comunidades, uma vez que o desejo de futuro das meninas apareceu vinculado ao acesso aos bens de consumo, aspecto este preocupante por poder reconduzi-las ao crime. As reinserções na escola e no trabalho foram mencionadas, porém apresentam-se como uma obrigatoriedade da medida socioeducativa. Em suma, percebeu-se na pesquisa um estreito diálogo entre questões de gênero, escolarização, adolescência e sociedade de consumo para a compreensão do engajamento das meninas nas condutas infracionais. |
Abstract: | This research had the objective to analyze, from the psychoanalytic assumptions, the constitution of the history of life, focusing on the process of the schooling and gender issues of adolescents in compliance with socio-educational measures. For this, we used the literature review of research and scientific articles about the problems that lead adolescents to conflict with the law. It also focused on the discussion of gender studies, for understanding the subjectivity of women and of the adolescents in the consumer society. We used psychoanalysis to clarify the understanding of the constitution of adolescence in contemporary and reflect on some aspects of education in this life stage. The qualitative methodology showed the psychoanalytic assumptions such as, the clinic along listening to teenagers interviewed and ethical behavior to conduct the field research. In the method held two discussion groups and individual interviews with girls in compliance with socio-educational measures in a socio-educational institution located in Distrito Federal. The collected material was submitted to Bardin content, resulting in the construction of four categories of discussion. The survey results indicated that the entry of girls is facilitated by the aesthetic ideal, linked to emotional support found in groups of teenagers made by crime. As adolescentes diante da educação ofertada nas escolas públicas se excluem desse espaço ao serem seduzidas para o ingresso na “escola do crime”. Adolescents face of education offered in public schools exclude themselves of this space, when they are seduced for entering in the "crime school". The research shows that schools still do a merely adaptive educational offerings, or averse to a critic of consumer society, social dilemmas and gender stereotypes. It was also noticed the necessity of education systems, school and socio-educational institutions call adolescents as social partners for the construction of groups that allow a political subjectivity about their realities of life and their communities, since the desire of girls future appeared linked to access to consume goods, this worrying aspect can be able to send the girls back to the crime. The reinsertions in school and at work were mentioned, b¬¬ut they are presented as a requirement of socio-educational measures. To sum up, it was noticed in the survey the narrow articulated dialogue between genders, education, adolescence and the consumer society in understanding the engagement of girls in conduct infractions. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22693 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.