http://repositorio.unb.br/handle/10482/2247
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_FARLLEY_DERZE.pdf | 12,16 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília |
Auteur(s): | Derze, Farlley Jorge |
Orientador(es):: | Montandon, Maria Isabel |
Assunto:: | Programa de Avaliação Seriada (PAS) Avaliação educacional - música Música na educação |
Date de publication: | 23-nov-2009 |
Data de defesa:: | 2006 |
Référence bibliographique: | DERZE, Farlley Jorge. A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Résumé: | Este estudo trata da presença da Música no Programa de Avaliação Seriada – PAS, da Universidade
de Brasília – UnB, sob o ponto de vista de como se deu sua inserção e sua trajetória nesse
Programa. Objetivou conhecer como e por que a Música passou a fazer parte de um Programa que
visa selecionar candidatos aos cursos de graduação da UnB. A metodologia usada é a História Oral
temática com análise de documentos. Os resultados indicaram a atuação e argumentação de
representantes das áreas de Artes e da Música em particular em conselhos representativos na UnB
(Prof. Vicente Carlos Martinez Barrios e prof. Conrado Jorge Silva de Marco), bem como nas
comissões de áreas do PAS. Indica também as três fases distintas pelas quais a área de música
passou nesses dez anos de PAS, inicialmente com área optativa dentro da grande área Artes,
seguida pela possibilidade de retirada do Programa, e finalmente, implementada como área
obrigatória para todos os alunos do PAS. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study deals with the inclusion of Music as a subject in the Serial Assessment Program - PAS, from the University of Brasilia - UnB. It approaches the issues of its insertion and history in this program. The purpose of the study has been to assess HOW and WHY Music became part of a program that aims to select candidates to the undergraduate courses of UnB. The method employed consisted on the analysis of documents produced by the Centre for Selection and Promotion of Events - CESPE, from UnB, as well as interviews using Thematic Oral History. The results demonstrate that the insertion of Music in PAS is due to the presence of members of the Institute of Arts of UnB in the meetings of the Centre for Teaching, Research and Extension - CEPE, from UnB, and to the intervention of those individuals - professor Vicente Martinez and professor Conrado Silva - who argumentated, according to the current academic view, that the Arts (Music, Theatre and Visual Arts) are each a field of knowledge that collaborate in the general education of the individual. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.