Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/2247
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
DISSERTACAO_FARLLEY_DERZE.pdf12,16 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília
Auteur(s): Derze, Farlley Jorge
Orientador(es):: Montandon, Maria Isabel
Assunto:: Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Avaliação educacional - música
Música na educação
Date de publication: 23-nov-2009
Référence bibliographique: DERZE, Farlley Jorge. A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Résumé: Este estudo trata da presença da Música no Programa de Avaliação Seriada – PAS, da Universidade de Brasília – UnB, sob o ponto de vista de como se deu sua inserção e sua trajetória nesse Programa. Objetivou conhecer como e por que a Música passou a fazer parte de um Programa que visa selecionar candidatos aos cursos de graduação da UnB. A metodologia usada é a História Oral temática com análise de documentos. Os resultados indicaram a atuação e argumentação de representantes das áreas de Artes e da Música em particular em conselhos representativos na UnB (Prof. Vicente Carlos Martinez Barrios e prof. Conrado Jorge Silva de Marco), bem como nas comissões de áreas do PAS. Indica também as três fases distintas pelas quais a área de música passou nesses dez anos de PAS, inicialmente com área optativa dentro da grande área Artes, seguida pela possibilidade de retirada do Programa, e finalmente, implementada como área obrigatória para todos os alunos do PAS. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study deals with the inclusion of Music as a subject in the Serial Assessment Program - PAS, from the University of Brasilia - UnB. It approaches the issues of its insertion and history in this program. The purpose of the study has been to assess HOW and WHY Music became part of a program that aims to select candidates to the undergraduate courses of UnB. The method employed consisted on the analysis of documents produced by the Centre for Selection and Promotion of Events - CESPE, from UnB, as well as interviews using Thematic Oral History. The results demonstrate that the insertion of Music in PAS is due to the presence of members of the Institute of Arts of UnB in the meetings of the Centre for Teaching, Research and Extension - CEPE, from UnB, and to the intervention of those individuals - professor Vicente Martinez and professor Conrado Silva - who argumentated, according to the current academic view, that the Arts (Music, Theatre and Visual Arts) are each a field of knowledge that collaborate in the general education of the individual.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2006.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2247/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.