Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22416
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_DavidAmorGarrido.pdf185,62 kBAdobe PDFView/Open
Title: Inflação e indexação : o efeito inercial dos reajustes tarifários anuais de energia elétrica
Other Titles: Inflation and indexation : the inertial effect of electricity rate’s annual adjustments
Authors: Garrido, David Amor
Orientador(es):: Cabello, Andrea Felippe
Assunto:: Inflação - Brasil
Indexação
Tarifas - energia eletríca
Issue Date: 3-Feb-2017
Citation: GARRIDO, David Amor. Inflação e indexação: o efeito inercial dos reajustes tarifários anuais de energia elétrica. 2016. iii, 28 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O alto grau de indexação da economia, mesmo após a estabilização alcançada com o Plano Real, acaba por se tornar um obstáculo ao combate da inflação, em especial quando se considera a indexação regulada de preços públicos, como as tarifas de energia elétrica. Tal fenômeno acaba por contribuir para perpetuar a inércia inflacionária, e se agrava pelo fato de os custos de energia serem um componente dos índices que são tomados como base para o reajuste das próprias tarifas de energia elétrica. O presente estudo busca, além de expor claramente tal situação e seu indesejado efeito sobre a inflação em termos numéricos, propor a adoção de mecanismos de correção que permitem, se não eliminar, ao menos mitigar os efeitos apontados.
Abstract: The high degree of indexation of brazilian economy, even after the stabilization achieved by “Plano Real”, ends up becoming an obstacle to fighting inflation, especially when considering the indexation of public regulated prices such as electricity rates. This phenomenon ultimately contributes to perpetuate the inflationary inertia, and is aggravated by the fact that energy costs are a component of the indices used as a basis for the adjustment of those very electricity rates. This study aims, in addition to clearly demonstrate such situation and its undesired numerical effects on inflation, on the proposition of the adoption of correction mechanisms that allow, if not to eliminate, at least to mitigate the discussed effects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22416
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22416/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.