http://repositorio.unb.br/handle/10482/22071
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_ÉricaRaqueldeCastroCavalcante.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Entre a vida formativa e a vida profissional : produção subjetiva sobre o ingresso docente no sistema público de ensino do DF |
Auteur(s): | Cavalcante, Érica Raquel de Castro |
Orientador(es):: | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto:: | Subjetividade docente Professores - formação |
Date de publication: | 5-jan-2017 |
Data de defesa:: | 2016 |
Référence bibliographique: | CAVALCANTE, Érica Raquel de Castro. Entre a vida formativa e a vida profissional: produção subjetiva sobre o ingresso docente no sistema público de ensino do DF. 2016. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | Esta pesquisa teve como objetivo geral gerar, com base na perspectiva histórico-cultural, inteligibilidade sobre a subjetividade do professor ingressante em turmas de Educação Básica no Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. O referencial teórico foi construído a partir a partir dos estudos sobre os ciclos da carreira docente, as categorias professor iniciante e professor ingressante, profissionalidade docente e o desenvolvimento profissional docente. Nossa abordagem teórico-metodológica se concentra nos estudos de Vigotski sobre as categorias sentido e significado, e nos estudos de González Rey sobre a teoria da subjetividade histórico-cultural e as suas categorias fundamentais. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos a Epistemologia Qualitativa, caracterizada pelo método construtivo-interpretativo, em que a pesquisa é concebida enquanto processo dialógico e singular. Os instrumentos utilizados foram: dinâmica conversacional; questionário aberto; completamento de frases; redação. A pesquisa foi realizada com seis professores da Educação Básica ingressantes no ano de 2014 no Sistema Público de Ensino do Distrito Federal de uma Escola Classe do Paranoá. Consideramos que o ingresso docente precisa ser repensado na especificidade daquilo que o caracteriza: o tempo subjetivo de cada professor. Por mais caótico que inicialmente possa parecer, o processo de ingresso de novos professores em uma escola pressupõe uma reorganização do ambiente escolar que atenda as particularidades dos novos profissionais e os insira no contexto organizacional da escola e da rede de ensino. Destacamos, sobretudo, a importância de: momentos formativos para conhecer e produzir conhecimento sobre a instituição escolar em que o professor irá trabalhar antes e durante o período de ingresso docente; uma parceria Universidade-Escola para que os professores em formação tenham contato prático e possam teorizar sobre a realidade em que atuarão profissionalmente; um ensino contextualizado que considere a comunidade onde a escola está inserida, o público a ser atendido, as especificidades dos alunos; um processo de reflexão constante sobre a forma como são construídas as relações entre os integrantes da escola considerando a unidade individual-social, simbólico-emocional, teórico-prática; estudos que olhem para os professores contratados em caráter temporário e a sua importância na SEDF. É preciso, sobretudo, que se reconheça o caráter gerador da subjetividade em seus aspectos individual e social sobre a profissionalidade e o tempo subjetivo de cada docente de maneira atenta especialmente no processo de ingresso docente com as suas particularidades e dificuldades, mas, que não limite a esse momento. Pelo contrário, que as produções subjetivas dos sujeitos docentes sejam objeto de constante reflexão dos integrantes do ambiente escolar. |
Abstract: | This research aimed to generate, based on historical and cultural perspective, intelligibility about the subjectivity of the entrant teacher in Basic Education classes at the Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. The theoretical background was built from studies on the cycles of the teaching career, beginner teacher and entrant teacher categories, professional teaching skill and professional teaching development. Our theoretical and methodological approach focuses on studies of Vygotsky on the meaning and sense categories, and in studies of González Rey on the theory of cultural-historical subjectivity and its fundamental categories. To achieve the proposed objectives, we used the Qualitative Epistemology, characterized by constructive-interpretative method, where research is designed as dialogical and singular process. The instruments used were: conversational dynamics; open questionnaire; completing phrases; written composition. The survey was conducted with six entrant teachers of basic education in 2014 at the Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. We believe that the teacher entry needs to be rethought in the specificity of what characterizes it: the subjective time of each teacher. For more chaotic that initially may seem, the entry process for new teachers in a school requires a reorganization of the school environment that meets the characteristics of the new professionals and enter the organizational culture of the school and school system. We emphasize, above all, the importance of: formative moments to learn and produce knowledge about the educational institution where the teacher will work before and during the teaching entry period; a university-school partnership for teachers in training to have practical contact and may theorize about the reality in which they will act professionally; a contextualized teaching to consider the community where the school is located, the public to be served, the specificities of students; a process of constant reflection on how the relations between school members are constructed considering the individual-social, symbolic-emotional and theoretical-practical unities; studies that look at the teachers hired on a temporary basis and its importance in SEDF. It is necessary, above all, to recognize the generator character of subjectivity in its individual and social aspects of the professional teaching skill and the subjective time of each teacher in an accurate way especially in teaching entry process with its peculiarities and difficulties, but that does not limit it to this moment. Instead, the subjective productions of subject teachers are object of constant reflection of the school environment members. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.22071 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.