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Título: Residência em políticas públicas : uma experiência inovadora de formação
Outros títulos: Residence training in public policy : an innovative experiment
Residencia en políticas públicas : una experiencia innovadora de formación
Autor(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Teixeira, Graziela Dias
Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Ensino superior
Política pública
Estágio supervisionado
Data de publicação: Jul-2015
Editora: Fundação Carlos Chagas
Referência: SILVA, Suylan de Almeida Midlej e et al. Residência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 588-611, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000300588&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 nov. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/198053143056.
Resumo: Este artigo aborda a experiência da Residência em Políticas Públicas - RPP - ofertada no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. A RPP abrange inovações metodológicas relevantes praticadas no âmbito do estágio supervisionado sob a forma de imersão acadêmica de pesquisa. Este artigo é fruto de pesquisa descritiva e avaliativa relativa à metodologia utilizada para o desenvolvimento da Residência e a seus resultados preliminares. Neste trabalho, foi investigada a percepção dos alunos e das organizações acolhedoras da primeira turma de RPP. No que se refere aos alunos, houve pleno alcance dos objetivos da Residência; no que se refere às organizações acolhedoras, constatou-se envolvimento satisfatório, ainda que tenham sido registradas dificuldades processuais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the experience of Residence in Public Policy - RPP - offered within the public policy graduate program at University of Brasilia. RPP involves relevant methodological innovations applied within the supervised training. The students are taken into government agencies to conduct research. This article shows the results of a descriptive and evaluative effort regarding the methodology used to develop the Residence, and its preliminary results. We have investigated the perception of the students of the first class of RPP and also the perception of the receiving organizations. With regard to students, there was full achievement of the objectives of RPP; with regard to the receiving organizations, satisfactory engagement was found, even though there were some procedural difficulties. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo aborda la experiencia de Residencia en Políticas Públicas -RPP- como una innovación metodológica de formación y una de las modalidades de trabajo de conclusión del curso de Gestión de Políticas Públicas de la Universidad de Brasilia. Se trata de una investigación descriptiva y evaluativa, que sintetiza y evalúa los resultados preliminares de la RPP. En este trabajo se investigó la percepción de los alumnos y de las organizaciones que acogieron el primer grupo de RPP. En lo que se refiere a los alumnos, se alcanzaron por completo los objetivos de la residencia y, en lo concerniente a las organizaciones de acogida, se constató una implicación satisfactoria, aunque se registraron dificultades procesales.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: Cadernos de Pesquisa - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000300588&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 nov. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053143056.
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