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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21521
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Titre: Já não se fazem mais máquinas políticas como antigamente : competição vertical e mudança eleitoral nos estados brasileiros
Autre(s) titre(s): Political machines aren't made the way they used to be : unstable clientelism, vertical competition and electoral change in brazilian states
Il n'existe plus de machines électorales comme autrefois : clientelisme instable, compétition verticale et changement électorales dans les états brésiliens
Auteur(s): Carvalho, André Borges de
Assunto:: Política - Brasil
Federalismo
Clientelismo
Política social
Date de publication: fév-2010
Editeur: Universidade Federal do Paraná
Référence bibliographique: BORGES, André. Já não se fazem mais máquinas políticas como antigamente: competição vertical e mudança eleitoral nos estados brasileiros. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 35, p. 167-188, fev. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782010000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782010000100011.
Résumé: Este trabalho procura fornecer elementos para o entendimento das recentes mudanças verificadas no cenário eleitoral dos estados mais pobres e de menor competitividade eleitoral do país. O trabalho tem como objetivo identificar os fatores por trás da série de vitórias obtidas por coalizões de centro-esquerda nas eleições estaduais de 2002 e 2006, em paralelo ao enfraquecimento dos antigos chefes políticos. Duas hipóteses são elaboradas para dar conta dessas transformações. Primeiro, argumenta-se que, no federalismo multipartidário construído no Brasil, a competição vertical entre os governos federal e estadual na oferta de políticas sociais atua no sentido de constranger as estratégias de distribuição de patronagem e controle da arena eleitoral dos chefes políticos estaduais. Em segundo lugar, o artigo argumenta que o sistema eleitoral brasileiro tende a promover a fragmentação política e a aumentar os custos de formação de coalizões vencedoras, ao mesmo tempo em que a ausência de partidos políticos fortes dificulta a estabilização da competição inter-elite e das redes de patronagem controladas pelos governos estaduais. A análise empírica apóia-se em técnicas de análise de regressão linear e correlação linear simples, de modo a explorar a conexão entre a política nacional e estadual ao longo dos anos 1990 e 2000. Por fim, o artigo analisa em detalhe o declínio da máquina política do Partido da Frente Liberal (PFL) na Bahia, que havia dominado a política estadual por décadas, no contexto da vitória do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições para Governador em 2006. Essa seção desenvolve um modelo de regressão linear para testar o impacto da dinâmica política local e dos gastos federais de combate à pobreza (Bolsa Família) sobre o desempenho eleitoral do PT em 2006. O trabalho conclui que as instituições democráticas brasileiras conspiram contra a sobrevivência da chefia política no nível estadual, o que indica a necessidade de reavaliar as visões já estabelecidas sobre a política estadual. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to supply elements for understanding the changes that can be verified within the country's poorest and least electorally-competitive states. Our goal is to identify the factors that underlie a series of victories obtained by center-Left coalitions during state election in 2002 and 2006, parallel to the weakening of old political bosses. Two hypotheses are elaborated in order to explain these transformations. First, we argue that, within the multi-party federalism that has been built in Brazil, vertical competition between federal and state governments in terms of public policy supply acts to constrain clientelist strategies and state political bosses' electoral control. In the second place, the article argues that the Brazilian electoral system tends to promote political fragmentation and increase the costs for forming winning coalitions, while at the same time the absence of strong political parties makes it harder to stabilize inter-elite competition and the patronage networks controlled by state governments. . Empirical analysis is supported by analytical techniques of linear regression and simple linear correlation, in order to explore connections between national and state politics throughout the 1990s and the year 2000. Finally, we engage in a detailed analysis of the decline of the PFL (Partido da Frente Liberal - Liberal Front Party) political machine in Bahia, which was in control over state politics for decades, in conjunction with the Worker's Party (Partido dos Trabalhadores - PT) victory in the 2006 elections for governor. This part of the paper develops a model of linear regression in order to test the impact of local political dynamics and federal expenditures on fighting poverty (Bolsa Família) on the PT's 2006 electoral performance. We end by concluding that Brazilian democratic institutions conspire against the survival of political bosses at the state level, pointing to the need to re-evaluate established viewpoints on state politics. _________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cet article vise à fournir des informations permettant de comprendre l’évolution récente de la scène électorale des états brésiliens les plus pauvres et ayant très peu de compétitivité électorale. L’étude a pour objectif d’identifier les facteurs à l’origine de la série de victoires obtenues par une coalition de centre-gauche aux élections régionales de 2002 et 2006, parallèlement à l’affaiblissement des anciens patrons politiques. Deux hypothèses sont développées pour répondre à ces changements. D’abord, on argumente que dans le fédéralisme multipartisme construit au Brésil, la concurrence verticale entre les gouvernements fédéral et régional lorsqu’ils metttent en oeuvre des politiques sociales agit de sorte à restreindre les stratégies de distribution du patronage et le contrôle de l’arène électorale par des chefs politiques. Deuxièmement, l’article affirme que le système électoral brésilien tend à promouvoir la fragmentation politique et à augmenter les coûts de la formation de coalitions gagnantes, tandis que l’absence de partis politiques forts empêche la stabilisation de la concurrence entre les élites et les réseaux du patronage contrôlés par les administrations des états.L’analyse empirique repose sur des techniques d’analyse de régression linéaire et corrélation linéaire simple afin d’examiner le lien entre la politique nationale et la politique de l’état au cours des années 1990 et 2000. Enfin, l’article analyse en détail le déclin de la machine politique du PFL à Bahia, qui avait dominé la politique régionale pendant des décennies, dans le contexte de la victoire du Parti des travailleurs (PT) lors des élections de gouverneur en 2006. Cette section développe un modèle de régression linéaire pour tester l’impact des dynamiques politiques locales et des dépenses fédérales pour lutter contre la pauvreté (Bolsa Familia) sur les performances électorales du PT en 2006. Le document conclut que les institutions démocratiques brésiliennes conspirent contre la survie de leadership politique au niveau des états, ce qui indique la nécessité de réévaluer les images construites sur la politique des états brésiliens.
Licença:: Revista de Sociologia e Política - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative CommonsAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 23 ago. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782010000100011
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