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Title: Meios de comunicação, voto e conflito político no Brasil
Other Titles: Media, voting and political conflict in Brazil
Médias, vote et conflit politique au Brésil
Authors: Tokarski, Flávia Millena Biroli
Miguel, Luis Felipe
Assunto:: Comunicação de massa
Democracia
Voto
Issue Date: Feb-2013
Publisher: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
Citation: BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Meios de comunicação, voto e conflito político no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 81, p. 77-95, fev. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092013000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092013000100006.
Abstract: O artigo discute a relação entre a comunicação e a definição das preferências políticas ou, dito de outro modo, a atuação da mídia na conformação da opinião pública. Apresenta, inicialmente, uma crítica aos estudos sobre mídia e eleições no Brasil, voltada para três problemas: a pressuposição de que os processos de comunicação se dão de forma unilateral e regulada, projetando a existência de um eleitorado mais homogêneo do que de fato é; de que "a mídia" é um bloco monolítico, redutível aos principais conglomerados de comunicação; e a compreensão das relações entre mídia e eleitorado a partir desses dois pressupostos simplificadores. Procuramos indicar caminhos para visões mais sofisticadas dessa relação, levando em conta a diversidade do tecido social e a complexidade dos processos comunicativos, em que a comunicação governamental ganha destaque, as dissonâncias no interior dos veículos merecem atenção e circuitos alternativos de produção de sentido não são ignorados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The article discusses the connections between media and definition of political preferences or, in other words, the action of the media in influencing public opinion. It starts with a critical analysis over the studies on media and elections in Brazil, focusing three topics: the assumption that the processes of communication occur in a unilateral and regulated form, projecting an electorate more homogeneous than it really is; the conception of the media as a monolithic block susceptible of being reduced to the major communication conglomerates; and the understanding of the relations between media and electorate on the basis of those two simplifying presuppositions. After such analysis, the authors propose some analytical paths for reaching a more complex and refined vision of the relationship between media, political preferences and vote. In this sense, they point to the need of taking into account the diversity of the social environment and the complexity of the communicative processes, in which governmental communication must be considered, as well as the dissonances within media vehicles, and the alternative circuits producing political meanings. _________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
L'article analyse la relation entre la communication et la définition des préférences politiques ou, en d'autres termes, le rôle des médias dans la formation de l'opinion publique. Il commence par une critique des études sur les médias et les élections au Brésil, en mettant l'accent sur ​​trois problèmes : la présupposition que les processus de communication se produisent de façon unilatérale et régulée, en supposant l'existence d'un électorat plus homogène qu'il ne l'est vraiment; le fait que les « médias » sont un bloc monolithique, réductible aux principaux conglomérats de communication; et la compréhension des rapports entre les médias et les électeurs à partir de ces deux hypothèses simplificatrices. Nous cherchons ainsi à indiquer des voies pour une compréhension plus sophistiquée de cette relation, en tenant compte de la diversité du tissu social et de la complexité des processus de communication, dans lesquels la communication du gouvernement est mise en valeur. Les dissonances à l'intérieur des moyens de communication méritent une attention particulière, mais sans ignorer les circuits alternatifs de production.
Licença:: Revista Brasileira de Ciências Sociais - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC 4.0 ). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 6 set. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092013000100006
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