Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21365
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EducacaoPrisionalOlhar.pdf802,47 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Educação prisional : um olhar sobre as oficinas profissionalizantes na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Auteur(s): Roza Pinel, Walace
Assunto:: Ensino profissional
Prisões
Mulheres
Date de publication: jui-2015
Editeur: Instituto Mauá de Pesquisa e Educação Ltda
Référence bibliographique: ROZA PINEL, Walace. Educação prisional: um olhar sobre as oficinas profissionalizantes da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. SuperUni, Brasília, ano 4, n. 7, p. 36-40, 2015. Disponível em: http://mauadf.com.br/download/114-download-da-revista-superuni. Acesso em: 2 set. 2016.
Résumé: A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de analisar a oferta de qualificação laboral nas oficinas da Penitenciária Federal do Distrito Federal (doravante PFDF), para desenvolver uma proposta de educação profissional que fomente o trabalho como princípio educativo. O estudo versará sobre a PFDF, um estabelecimento prisional destinado ao recolhimento de sentenciadas ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado e semiaberto, com as estudantes matriculadas nas oficinas profissionalizantes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, 01/09/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que o autor e licenciante seja citado, sendo permitido o uso para fins comerciais.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21365/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.