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Título : Satisfação com o trabalho e comprometimento organizacional : um estudo de caso com os servidores docentes e técnicos administrativos do IFPA – Campus Santarém
Autor : Silva, Maria Jose Buchalle
Orientador(es):: Silva Júnior, Luiz Honorato da
Assunto:: Comportamento humano
Serviço público
Satisfação no trabalho
Satisfação no trabalho - professores
Fecha de publicación : 22-ago-2016
Citación : SILVA, Maria Jose Buchalle. Satisfação com o trabalho e comprometimento organizacional: um estudo de caso com os servidores docentes e técnicos administrativos do IFPA – Campus Santarém. 2016. 65 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : A presente pesquisa busca estudar o comportamento das pessoas no ambiente laboral, a partir da percepção das mesmas em relação a comprometimento organizacional e satisfação no trabalho. O estudo é voltado para o serviço público federal e o objeto da pesquisa foi o Instituto Federal do Pará, Campus Santarém. Fizeram parte da pesquisa a totalidade dos servidores docentes e técnicos administrativos do referido Campus, totalizando sessenta e oito servidores. Para o estudo, foi utilizada a pesquisa exploratória descritiva, sob a forma de estudo de caso, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de aplicação se deu através de questionário. Do ponto de vista metodológico foram feitas regressões, utilizando-se o método de Mínimos Quadrados Ordinários e, antes disso, foram propostos indicadores que se propunham a mensurar o nível de Comprometimento e de Satisfação dos servidores. Os resultados mostram que o coeficiente de Satisfação é 1,5 vezes maior que o coeficiente de Comprometimento. Também apresenta evidências de que os servidores mais satisfeitos são àqueles mais comprometidos com o trabalho e a recíproca também é verdadeira. Evidenciam também que servidores mais jovens e de menor escolaridade são àqueles que revelam menor comprometimento, enquanto que os servidores com maior escolaridade associado a um maior tempo de serviço revelam maior nível de comprometimento. Da mesma maneira, servidores mais velhos revelam maior satisfação, assim como os técnicos revelam maior satisfação que os docentes. Tais conclusões podem ajudar a Instituição a promover ações que visem estratégias de gestão que aperfeiçoam a eficiência da administração pública via mecanismos de satisfação e comprometimento dos servidores.
Abstract: The present research aims to study the behavior of people in the work environment, from the perception of the same in relation to organizational commitment and satisfaction at work. The study is facing the federal public service and the object of the research was the Federal Institute of Pará, Campus Santarém. Took part in the research the totality of servers teachers and administrative technicians of the said Campus, totaling 60 and eight servers. For the study, was used the exploratory descriptive research, in the form of case study, with a quantitative approach, whose application instrument if gave through a questionnaire. From a methodological point of view were made regressions, using the method of ordinary least squares, and before that were proposed indicators that they proposed to measure the level of involvement and satisfaction of the servers. The results show that the coefficient of satisfaction is 1.5 times greater than the coefficient of impairment. Also presents evidence that the more satisfied servers are those most committed with the work and the reciprocal is also true. Also highlight that more young people and servers less schooling are those who show less involvement, while the servers with more schooling associated with a greater service time show greater level of commitment. In the same way, older servers show greater satisfaction, as well as the technicians show greater satisfaction that the teachers. Such findings may help the institution to promote actions aimed at management strategies that improve the efficiency of public administration via mechanisms of satisfaction and commitment of the servers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21301
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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