http://repositorio.unb.br/handle/10482/21175
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_BrasilAfricanoJorgeAmado.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O Brasil africano de Jorge Amado : territórios, cartografias e fotografias |
Auteur(s): | Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos |
Assunto:: | Geografia humana Amado, Jorge, 1912-2001 Afro-brasileiros Diáspora África-Brasil |
Date de publication: | 2013 |
Editeur: | UnB - CIGA - Departamento de Geografia |
Référence bibliographique: | ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. O Brasil africano de Jorge Amado: territórios, cartografias e fotografias. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, v. 4, n. 1, p. 51-74, 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/ciga/article/view/19214/13741>. Acesso em 03 ago. 2016. |
Résumé: | Uma das questões estruturais relacionada à cultura africana no Brasil que
continua merecendo investigação e conhecimento, está relacionada aos aspectos
historiográficos e geográficos da formação e distribuição da população de ancestralidade na
África do território brasileiro. O paper resgata as principais referências geográficas e
cartografias presentes nas obras do escritor Jorge Amado e utilizamos como espaços de
investigação, nesta oportunidade, as representações espaciais do Estado da Bahia,
particularmente as da cidade de São Salvador de Bahia ou Cidade da Bahia, com os seus
espaços marcantes nas suas obras como: o Pelourinho, o morro do Capa-Negro, o Cais de
Salvador, Itapuã, Amaralina, Pituba, Farol da Barra, o morro da Igreja do Bonfim, Peripiri,
dentre outras partes deste conjunto urbano, marcado pelas referências africanas. Usamos
como ferramenta básica de trabalho, os recursos das imagens cartográficas e fotográficas,
pelas suas possibilidades de ser eficiente no conhecimento e na apreensão de conteúdos
historiográficos e contemporâneos. O estudo identificou que sem a “Geografia da Cidade
da Bahia” a literatura de Jorge Amado jamais seria a mesma, ou seja, o território da cidade
de Salvador, marcado fortemente na primeira metade do século XX, por uma identidade
africana bem definida no cotidiano urbano, mesmo no contexto de exclusão sócio espacial e
o preconceito secular do sistema escravocrata. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT One of the structural issues related to the African culture in Brazil that still deserves investigation and knowledge is related to the historiographic and geographic aspects of formation and distribution of the African descendent population in the Brazilian territory. This paper recovers the main cartography and geographic references in the works of the writer Jorge Amado and used as places of research, in this time, the spatial representations of the State of Bahia, particularly the city of São Salvador da Bahia or Cidade da Bahia, with their marked spaces in his works such like: the Pillory, the hill of the Cover-Black, Pier Salvador, Itapuã, Amaralina Pituba, Farol da Barra, the hill of the Church of Bonfim, Peripiri, among other parts of this urban pool, marked by African references. We used as basic tools, the resources of cartographic and photographic images, by their possibilities of be effective in knowledge and apprehension of content and contemporary historiography. The study identified that without the "Geography of the City of Bahia," the Jorge Amado literature never be the same, say, the city of Salvador territory, strongly marked in the first half of the twentieth century, for an African identity in daily well-defined city, even in the context of socio-spatial exclusion and secular system of slavery prejudice. |
Licença:: | Revista Tempo - Técnica - Território está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/ciga/article/view/19214/13741. Acesso em: 03 ago. 2016. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.