Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_DanielShimdeSousaEsashika.pdf989,17 kBAdobe PDFView/Open
Title: A influência dos patrocinadores nas estruturas organizacionais de comunidades de software livre
Authors: Esashika, Daniel Shim de Sousa
Orientador(es):: Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto:: Estrutura organizacional
Comunidades virtuais
Software livre
Issue Date: 26-Jul-2016
Citation: ESASHIKA, Daniel Shim de Sousa. A influência dos patrocinadores nas estruturas organizacionais de comunidades de software livre. 2016. vi, 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: As comunidades de software livre, dentre as organizações categorizadas como virtuais, destacam-se por sua capacidade de efetivar a produção colaborativa dispersa geograficamente, transformando-a em bens de valor reconhecido pela sociedade. Inicialmente identificadas com valores de autogerenciamento, essas comunidades despertaram o interesse de organizações públicas e privadas, que se inseriram nesse contexto como patrocinadores. O impacto da entrada desses novos stakeholders na estrutura organizacional das comunidades de software livre tem sido estudado pela literatura. Neste estudo foram integradas perspectivas da literatura de Estrutura Organizacional, Patrocínio e Software livre. Foram realizados três estudos de casos de comunidades de software livre, abrangendo casos de patrocínio envolvendo governo, cooperativa e uma comunidade não patrocinada com o objetivo de contrasta-los. Para operacionalizar o estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade e uma pesquisa documental em fóruns e sites das comunidades. Os resultados demonstraram que os patrocinadores tomam as decisões mais relevantes da comunidade mantendo um caráter consultivo, as comunidades apresentaram uma forma primária de divisão do trabalho por meio de papéis e a formalização das normas nas comunidades patrocinadas foi identificada como uma estratégia para facilitar a interação com os participantes e outras organizações. Portanto, a pesquisa evidenciou a influência dos patrocinadores nas estruturas das comunidades de software livre, sinalizando para os gestores de comunidades de software livre a importância que o patrocínio tem para a manutenção e desenvolvimento da comunidade.
Abstract: Free source communities, categorized as virtual organizations, stand out for collaborative production dispersed geographically, transforming it into valuable goods recognized by society. Initially identified with self-management values, these communities aroused the interest of public and private organizations inserted in this context as sponsors. The impact of these new stakeholders in the organizational structure of the free software community has been studied in the literature. In this study, we use the literature of Organizational Structure, Sponsorship and Free Software. Three case studies of free software communities were conducted, covering cases involving government sponsorship, co-operative society and community not sponsored in order to contrast them. First, we made a documentary research on the forums and sites of communities and only after then semistructured interviews were conducted with community members. The results showed that the sponsors take the most important decisions after consulting the community, communities had a division of labor into papers and the formalization of standards in sponsored communities was identified as a strategy to facilitate interaction with participants and other organizations. Therefore, the research showed the influence of sponsors on the free software community structures, informing managers of free software communities about the relevance of sponsorship for the maintenance and development of the community.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21020
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21020/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.