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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/20865
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Titre: Os inéditos-viáveis na e da formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da educação de jovens e adultos
Auteur(s): Alves, Rejane de Oliveira
Orientador(es):: Muniz, Cristiano Alberto
Assunto:: Educação permanente
Professores de matemática - educação
Educação de jovens e adultos
Date de publication: 4-jui-2016
Référence bibliographique: ALVES, Rejane de Oliveira. Os inéditos-viáveis na e da formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 306 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: A tese apresentada é produto de uma investigação que teve como pedra angular o estudo dos inéditos-viáveis constituídos por professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os inéditos-viáveis e as situações-limite são categorias freireanas utilizadas no trabalho como elementos articuladores e provocativos da formação. Situação-limite diz respeito aos obstáculos e barreiras que interpõem na vida e no trabalho do sujeito; inédito-viável refere-se aos sonhos possíveis, à materialização desses sonhos. O pressuposto que rege as análises é que a constituição dos inéditos-viáveis propicia ao professor a construção de conhecimentos, a superação de situações-limite e a reorganização do trabalho pedagógico com a Matemática, o que pode ocorrer por meio da e na formação continuada. O cenário concebido para a formação continuada denominou-se círculos de investigação formativos − desenvolvidos em uma escola pública do Distrito Federal, com a participação ativa de seis professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais da modalidade EJA. Nos processos formativos, a ação dialógica permitiu estudos, discussões e tomada de decisões por um coletivo de professoras, inscritas no movimento histórico de denúncia das situações-limite e anúncio de inéditos-viáveis. Nesse contexto, a epistemologia do conhecimento que dialoga com a relação e o ponto de tensão de tais elementos é a dialética. A estratégia investigativa tem características que se aproximam da pesquisa participante, e as participantes constituem um grupo coeso, articulado e comprometido político e pedagogicamente com a aprendizagem significativa que passa a ocupar um espaço privilegiado na pesquisa. O cerne da aprendizagem cuja contribuição teórica se filia este estudo foi de Ausubel (1968) e Vergnaud (2009). Os alinhavos conclusivos dessa investigação apontaram que a formação dentro da escola permitiu que as professoras desenvolvessem um trabalho coletivo, constituindo inéditos-viáveis que coincidiam substantiva e adjetivamente com a aprendizagem. Para dar conta de sua riqueza conceitual, realizamos uma análise qualitativa, organizando e reunindo elementos e conteúdos significativos em unidades de análises, que, de modo amplo, ficou assinalado como categoria do aprender. A aprendizagem significativa foi paulatinamente se configurando como um processo contínuo, construído por uma coletividade que se fortaleceu nas ações dialógicas em que se fez a opção por um trabalho na perspectiva da práxis. O resultado foi que as professoras construíram conhecimentos significativos a partir da utilização de situações-problema que permitiram a mobilização dos campos conceituais; estudaram e planejaram coletivamente as situações de aprendizagem envolvendo a conexão de saberes e as práticas de letramento, ampliando a concepção de Educação Matemática. Segundo as professoras, a superação do trabalho individual e solitário consistiu na potencialidade da formação, que, por esse motivo, denominaram de coordenações coletivas, porque oportunizou o diálogo e o trabalho articulado. Devido a essa característica, concluímos que a formação dentro da escola tornou-se um espaço fértil para a constituição dos inéditos-viáveis e de aprendizagens significativas e contínuas. O encorajamento do sujeito pelos pares favoreceu a autonomia, a criatividade e a criticidade para gerir os processos de aprender e ensinar Matemática, nas dimensões freireanas da ética, estética e política, inaugurando um movimento emancipatório na vida pessoal e profissional das professoras.
Abstract: The thesis here presented is the product of an investigation that had as its central element the study of the viableunknown composed by teachers who teach mathematics in Youth and Adult Education (EJA). The viableunknown and the limit situations are some of Freire’s categories used in the present study as articulators and provocative elements of training. Limit situations encompasses the obstacles and barriers that intervene in the life and work of the subject; the viable unknown refers topossible dreams and the realization of said dreams. The main assumption of the analysis is that the establishment of viable unknown enables the teacher to build knowledge, overcomelimit situations and reorganize pedagogical work with mathematics, which may occur through and in continuing education. The scenario designed for continuing education was named formative research circles - developed in a public school in the Federal District, with the active participation of six teachers who teach mathematics in the early years of EJA. In the formative processes, the dialogic action allowed studies, discussions and decision-making through a group of teachers, insertedin the historical movement of calling outlimit situations and viable unknown. In this context, the epistemology of knowledge that speaks to the relationship and the pressure points of such elements is dialectics. The investigation strategy has characteristics that approach the participant research, and the participants compose a group that is cohesive, articulated and committed politically and pedagogically with significant learning, that comes to occupy a privileged place in the research. The core theoretical contribution to which this study is affiliated to was Ausubel (1968) and Vergnaud (2009). The conclusive outline of this research indicated that training within the school allowed teachers to develop collective work, building viable unknownthat coincidedsubstantively and adjectivally with learning. To cope with its conceptual richness, we conducted a qualitative analysis, organizing and bringing together elements and meaningful content in units of analysis, which, broadly, was marked as a category of learning. Meaningful learning was gradually shaping up as a continuous process, built by a community that strengthened itself through dialogic actions, which made the choice of a work from the perspective of praxis. The result was that the teachers have built significant expertise from the use of problem situations that allowed the mobilization of conceptual fields; studied and collectively planned learning situations involving knowledge connection and literacy practices, broadening the conception of mathematics education. According to teachers, overcoming the individual and solitary work brought potential to training, which, therefore, they named collective coordination, since it provided an opportunity for dialogue and joint work. Because of this characteristic, we conclude that the training within the school has become a fertile ground for building viable unknown and significant and continuous learning. The encouragement of the subject through peers favored autonomy, creativity and criticality to manage the processes of learning and teaching mathematics, in Freire’s ethical, aesthetic and political dimensions, inaugurating an emancipatory movement in the personal and professional lives of teachers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.20865
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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