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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/20776
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Titre: Educação ambiental na alfabetização de trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos : por um resgate de elos submersos
Auteur(s): Gomes, Dinorá de Castro
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Educação ambiental
Educação popular
Alfabetização de jovens e adultos
Catadores de materiais recicláveis
Cooperativas - Goiânia (GO)
Date de publication: 23-jui-2016
Référence bibliographique: GOMES, Dinorá de Castro. Educação ambiental na alfabetização de trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos: por um resgate de elos submersos. 2016. 255 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da Educação Ambiental para alfabetização e formação humana junto a uma turma de trabalhadores em uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos na cidade de Goiânia. Traz como tema central “Educação Ambiental na Alfabetização de Trabalhadores de Cooperativas de Resíduos Sólidos: por um resgate de elos submersos”. Buscou-se identificar na pesquisa as possíveis interfaces entre a Educação Ambiental e a Educação Popular, tendo como referência a transversalidade, conforme Barbier, e a educação libertadora, proposta por Paulo Freire. As questões de pesquisa buscam investigar a contribuição da Educação Ambiental para uma aprendizagem significativa na alfabetização de adultos trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos e o papel das estratégias ecopedagógicas para a formação humana emancipatória de alfabetizandos trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos. A experiência de alfabetização foi realizada em uma comunidade de catadores que reside no entorno da cooperativa Acop, na periferia da cidade de Goiânia. A observação participante, a roda de conversa e entrevistas semiestruturadas foram os procedimentos utilizados na construção dos dados. Esta pesquisa se insere no âmbito da pesquisa qualitativa com opção pela pesquisaação e pesquisa participante, desenvolvida por meio de estratégias metodológicas diversificadas e oficinas ecopedagógicas que possibilitassem o aprendizado da leitura, da escrita e das operações matemáticas a partir dos saberes trazidos pelos educandos trabalhadores de cooperativas de resíduos sólidos. Como estratégia de formação, utilizamos a sensibilização, a criatividade e a linguagem poética, como formas de abordagem do conhecimento, a fim de resgatar o potencial de aprendizagem desses educandos, a autoestima e a ampliação da percepção de si e do mundo. A pesquisa revelou o distanciamento entre a vida escolar e a vida daquela comunidade. A persistência foi a maneira possível para fazer a aproximação entre o mundo dos catadores e o da escola, despertando-lhes o desejo de aprender a ler e a escrever. A experiência realizada nesta pesquisa, com o grupo dos catadores, criou vínculos e mobilizou o desejo de que a turma não fosse encerrada, o círculo de cultura se apresenta com possibilidade de dar continuidade aos encontros daquele grupo. A experiência vivida trouxe significativos resultados, pois proporcionou transformações a partir da ampliação da percepção de si na interação afetuosa com a água, o ar, as plantas e com os outros seres, na relação com o meio ambiente. Deste modo, ressalta-se a importância da contribuição da EA para a efetivação de uma educação transformadora, fortalecendo os princípios da EP. Elos de compromisso para mudanças sociais que alimentem a vida no Planeta Terra.
Abstract: This study aimed at analyzing the contribution of Environmental Education for human education and literacy among a group of cooperative solid waste collectors in the city of Goiânia. Its central theme is "Environmental Education in Literacy of Cooperative Solid Waste Collectors: towards the rescue of underlying bonds". In this research, we identified the possible interfaces between Environmental Education and Popular Education, having transversality as a reference, according to Barbier, and freedom education, as posited by Paulo Freire. The research questions seek to investigate the contribution of Environmental Education towards a significant learning in adult literacy for cooperative solid waste collectors and the role of ecopedagogic strategies for emancipatory human education for literacy of participanting solid waste cooperative collectors. The experience of literacy was held in a community of collectors living in the surroundings of the ACOP, on the outskirts of Goiânia. Data was collected from procedures such as participant observation, conversation groups, and semi-structured interviews. This is a qualitative action/participating research developed through several methodological strategies and ecopedagogic workshops which enable learning the following skills: reading, writing, and mathematical operations from the knowledge brought by the students working as solid waste collectors. As an educational strategy, awareness, creativity, and poetic language were used as forms of approaching knowledge, in order to rescue the learners’ potential, self-esteem and broadening perception of both oneself and the world. The research revealed the gap between the school and community lives. Persistence was the way to shorten distance between the collectors’ world and their school, driving their desire to learn, read, and write. The experience in this research study, with the group of collectors, established bonds and made them wish their classes were not over. The culture circle is likely to continue as group meetings. Experience shared has brought significant outcomes since it has provided them with transformation concerning a widened perception of oneself and in the affective interaction with water, the air, the plants and with other creatures, in their relationship with the environment. Thus, we highlight the importance of EA in contributing to building transformational education, strengthening EP’s principles. Bonds of commitment towards change feeding life on the Earth.
Resumen: Este trabajo tuvo como objetivo analizar la contribución de la Educación Ambiental para la alfabetización y formación humana junto a un grupo de trabajadores en una cooperativa de recogedores de residuos sólidos en la ciudad de Goiânia. Trae como tema central “Educación Ambiental en la Alfabetización de Trabajadores de Cooperativas de Residuos Sólidos: por un rescate de vínculos sumergidos”. Se ha buscado identificar en la investigación las posibles interfaces entre la Educación Ambiental y la Educación Popular, teniendo como referencia la transversalidad, conforme Barbier, y la educación libertadora, propuesta por Paulo Freire. Las cuestiones en pauta buscan investigar la contribución de la Educación Ambiental para un aprendizaje significativo en la alfabetización de adultos trabajadores de cooperativas de residuos sólidos y el papel de las estrategias ecopedagógicas para la formación humana emancipadora de estos alfabetizandos. La experiencia de alfabetización fue realizada en una comunidad de recicladores que reside en el entorno de la cooperativa Acop, en la periferia de la ciudad de Goiânia. La observación participante, la rueda de conversación y entrevistas semiestructuradas fueron los procedimientos utilizados en la construcción de los datos. Esta investigación se insiere en el ámbito de la investigación cualitativa con opción por la investigación-acción e investigación participante, desarrollada por medio de estrategias metodológicas diversificadas y oficinas eco pedagógicas que permitieran el aprendizaje de la lectura, de la escrita y de las operaciones matemáticas a partir de los saberes traídos por los educandos trabajadores de cooperativas de residuos sólidos. Como estrategia de formación, utilizamos la sensibilización, la creatividad y el lenguaje poético, como formas de abordaje del conocimiento, a fin de rescatar el potencial de aprendizaje de esos educandos, la autoestima y la ampliación de la percepción de sí y del mundo. La investigación ha revelado el distanciamiento entre la vida escolar y la vida de aquella comunidad. La persistencia fue la manera posible para hacer la aproximación entre el mundo de los recicladores y el de la escuela, despertándoles el deseo de aprender a leer y escribir. La experiencia realizada en esta investigación, con el grupo de recicladores, ha creado vínculos y ha movilizado el deseo de que el grupo no fuera encerrado, el círculo de cultura se presenta con posibilidad de continuar con los encuentros de aquel grupo. La experiencia vivida ha traído significativos resultados, ya que ha proporcionado transformaciones a partir de la ampliación de la percepción de sí en la interacción afectuosa con el agua, el aire, las plantas y con los otros seres, en la relación con el medio ambiente. De este modo, se destaca la importancia de la contribución de la EA para la concreción de una educación transformadora. Fortaleciendo los principios de la EP. Vínculos de compromiso para cambios sociales que alimenten la vida en el Planeta Tierra.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.T.20776
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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