Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20701
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TalytaMoreiradeSouzaBezerraMarcello.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMitjáns Martínez, Albertina-
dc.contributor.authorMarcello, Talyta Moreira de Souza Bezerra-
dc.date.accessioned2016-06-10T18:43:50Z-
dc.date.available2016-06-10T18:43:50Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.date.submitted2016-03-28-
dc.identifier.citationMARCELLO, Talyta Moreira de Souza Bezerra. Trabalho docente e a emergência da imaginação e da criatividade na aprendizagem: possibilidades e desafios. 2016. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20701-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractAvançar na compreensão dos processos relacionados à aprendizagem se constitui de grande relevância para os estudos no campo educacional, ainda mais quando envolve temas tão importantes como o trabalho docente e as formas de aprendizagem complexas, como aquelas em que há a expressão da imaginação e da criatividade. Diante desses aspectos, nossa pesquisa teve por objetivo compreender o papel do trabalho docente para a emergência da imaginação e da criatividade na aprendizagem. Assumimos como perspectiva teórica a teoria da subjetividade desenvolvida por González Rey (2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011a, 2012a, 2012b) e a concepção de criatividade desenvolvida por Mitjáns Martínez (2000, 2002, 2008, 2010, 2012a, 2012b, 2014a). A partir dessa perspectiva compreendemos a aprendizagem escolar na sua dimensão subjetiva e a imaginação e a criatividade como expressões da subjetividade. A metodologia utilizada foi construída tendo como referência a Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey (2003, 2005, 2010, 2011a, 2011b, 2014b). Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, acompanhando um professor do 4º ano e uma professora do 1º ano das séries iniciais do ensino fundamental, bem como suas turmas, aprofundando também o estudo de dois alunos de cada turma. Utilizamos observações em sala, dinâmicas conversacionais, desenhos e um jogo, que nos possibilitaram construir nossa compreensão sobre o problema em foco. Em nossa pesquisa não identificamos a expressão da imaginação e da criatividade na aprendizagem dos alunos, o que é explicável por serem expressão de uma complexa teia de recursos subjetivos ainda não desenvolvidos nos discentes estudados. Apesar de não termos encontrado a emergência desses processos, verificamos que o trabalho docente realizado pelos professores mobilizou a expressão de recursos subjetivos que, no decurso posterior de vida dos alunos, unido também ao desenvolvimento de outros recursos, podem vir a se expressar em formas de aprendizagens complexas, caracterizadas pela presença da imaginação e da criatividade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTrabalho docente e a emergência da imaginação e da criatividade na aprendizagem : possibilidades e desafiosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTrabalho docenteen
dc.subject.keywordAprendizagem criativaen
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)en
dc.subject.keywordImaginaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20701-
dc.description.abstract1To advance into comprehension of the processes related to learning enlightens great relevance to the researches of educational fields, mainly when important issues are involved, as the teaching work and complex learning methods, such as that in what exist creative and imaginative expressions. Facing theses aspects, our research aimed to understand the teaching role in creativity and imagination emergence in the learning process. We assumed the theoretical perspective developed by González Rey (2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011a, 2012a, 2012b) and the creativity concept from Mitjáns Martínez (2000, 2002, 2008, 2010, 2012a, 2012b, 2014a). With these biases, we understand the scholar apprenticeship in its subjective dimension and imagination and creativity as subjective expressions. The methodology was referenced to Qualitative Epistemology developed by Gonzalez Rey (2003, 2005, 2010, 2011a, 2011b, 2014b). Our research took place on two Distrito Federal public schools following both elementary school fourth grade and first grade teachers and their students, deepening the research into two students one of each class. We made observations on class, conversational dynamics, drawings and a game which made possible for us to construct our competence over the subject in focus. In this research, we did not realize imaginative and creative expressions in the students' learning. It was explained since they are a complex subjective web of resources that the students still have not developed it. Despite we have not found the emergence of these processes, it was verified that the teaching work mobilized the subjective resources expression that can become, if linked to the development of other resources, complex learning expressions forms characterized by the presence of imagination and creativity lately in the students life.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.