Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Cunha, Ana Maria de Jesus Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2009-10-28T16:44:40Z | - |
dc.date.available | 2009-10-28T16:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.date.submitted | 2006 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Ana Maria de Jesus Sousa da. Arte-educação a distância: uma análise da formação continuada on-line na Universidade de Brasília. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2066 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006. | en |
dc.description.abstract | Relatando alguns aspectos históricos do ensino de arte no Brasil, as mudanças marcantes que
houve e as influências que marcaram o ensino da arte, mostrou-se neste trabalho a importância do
conhecimento da história, de todo o processo de implantação e realização desse ensino nas
escolas públicas do país. As importâncias da Proposta Triangular sugerida pela arte-educadora
Ana Mae Barbosa e das Escolinhas de Arte, que tiveram e ainda tem como objetivo a melhoria e
desenvolvimento do ensino de arte brasileiro. Buscou-se nas duas experiências relatadas aqui,
mostrar como era o ensino da arte no início de Brasília, e o que este representa para essas duas
grandes arte-educadoras, Célia Rosa e Teresinha Rosa Cruz. As tendências na educação geral e o
que elas representaram para o ensino de arte. Explorando alguns aspectos históricos do
desenvolvimento do ciberespaço, se pode notar que a arte vem interagindo com este novo espaço,
mostrando que é necessário nesse momento, pensar num novo modo de ver e perceber o ensino
de arte nas escolas e a formação da arte-educador. Desta forma, a educação à distância volta junto
com as novas tecnologias informacionais e comunicacionais, a ser repensada como uma
modalidade de ensino importante na formação continuada do educador. Podemos ver uma parte
da contextualização histórica da EAD, algumas experiências que deram certo e outras que não,
nas várias instituições que a implantaram. No que se refere à formação do professor, a EAPE, tem
buscado desde a sua fundação atender a demanda que existe, mas no que diz respeito à arte,
infelizmente, se pode notar a ausência de cursos que visam a formação continuada do arteeducador.
A universidade de Brasília, especificamente o Instituto de Artes, lançou o desafio, de
uma formação continuada totalmente on-line para professores de artes. Tem sido uma experiência
valiosa para os cursistas, mesmo com algumas dificuldades. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Telling some historical aspects of the art teaching in Brazil, the outstanding changes that there
was and the influences that marked the teaching of the art, it was shown in this work the
importance of the knowledge of the history, of whole the implantation process and
accomplishment of that teaching in the public schools of the country. The importance of the
Triangular Proposal suggested by the art-educator Ana Mae Barbosa and of the Schools of Art
which it had and still has as objective the improvement and development of the Brazilian art
teaching. It was looked for in the two experiences told here, to show how the teaching of the art
was in the beginning of Brasília, and the one that this acts for those two great art-educators, Célia
Rosa and Teresinha Rosa Cruz. The tendencies in the general education and the one that they
acted for the art teaching. Exploring some historical aspects of the development of the
cyberspace, one can notice that the art is interacting with this new space, showing that it is
necessary on that moment, to think in a new way of to see and to notice the art teaching in the
schools and the art-educator's formation. This way, the education the distance returns with the
new technologies of information and of communication, to be rethought as a modality of
important teaching in the educator's continuous formation. We can see a part of the historical
context of EAD, some experiences that gave right and another that no, in the several institutions
that implanted her. In what refers the teacher's formation, EAPE, has been looking for from it
foundation to assist the demand that exists, but in what tells respect the art, unhappily, one can
notice the absence of courses that seek the art-educator's continuous formation. The University of
Brasília, specifically the Institute of Arts, threw the challenge, of a continuous formation totally
on-line for teachers of arts. It has been a valuable experience for the students, even with some
difficulties. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Arte-educação a distância : uma análise da formação continuada on-line na Universidade de Brasília | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | en |
dc.subject.keyword | Arte e educação | en |
dc.subject.keyword | Ciberespaço | en |
dc.location.country | BRA | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|