Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20607
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_RodrigoAlvesXavier.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Eliane Mendes-
dc.contributor.authorXavier, Rodrigo Alves-
dc.date.accessioned2016-05-28T11:57:38Z-
dc.date.available2016-05-28T11:57:38Z-
dc.date.issued2016-05-28-
dc.date.submitted2016-03-04-
dc.identifier.citationXAVIER, Rodrigo Alves. O ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos: uma proposta didática aplicada em sala de aula. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20607-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco analisar as contribuições de uma unidade didática, pensada e concebida na proposta investigativa, em desenvolver conteúdos atitudinais e procedimentais. Esta unidade teve como tema central metamorfose e foi elaborada em um processo de pesquisa-ação, no qual a participação dos envolvidos moldaram sua estrutura e os conteúdos conceituais nela apresentados. Como o foco esteve no ensino por investigação, cada aula foi pensada e elaborada objetivando a participação efetiva dos estudantes no processo de construção de seu conhecimento. A aplicação da unidade didática ocorreu na Faculdade UnB Planaltina – FUP, campus da Universidade de Brasília - UnB, contando com a participação de dez estudantes que cursavam do 1º ao 3º ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de gravações, anotações do pesquisador e anotações e relatos dos estudantes e foram analisados a luz das tabelas 6 e 7. Essas tabelas foram elaboradas a partir da interpretação da literatura presente no trabalho. Os resultados demonstraram que a estrutura investigativa favorece o desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais, pois promove aos discentes nela inseridos um contínuo processo de elaboração, reelaboração e reflexão sobre o que é estudado, promovendo a movimentação de procedimentos e atitudes necessários a resolução dos problemas propostos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO ensino por investigação, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e procedimentos : uma proposta didática aplicada em sala de aulaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.contributor.advisorcoFalcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.description.abstract1This paper focuses on analyzing the contributions of a teaching unit, conceived and designed in the research proposal to develop attitudinal and procedural contents. This unit had as its central theme the transformation of teaching and was developed in a process of action research, in which the participation of those involved have shaped its structure and conceptual content presented therein. As the focus was on education for research, each class was designed and developed with the objective of effective participation of students in the construction of their knowledge process. The application of the teaching unit occurred at the Faculty UnB Planaltina - FUP, campus of the University of Brasilia - UNB, with the participation of ten students who attended the 1st to 3rd year of high school. Data were collected through recordings, the researcher notes and notes and reports of students. The collected data were analyzed in light of the tables 6 and 7. These tables have been prepared based on the interpretation of literature present in the work. The results showed that the investigative structure favors the development of attitudinal and procedural contents because it promotes the students inserted in it a continuous process of drafting and redrafting and reflection on what is studied, promoting handling procedures and attitudes needed to solve the problems posed.-
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20607/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.