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Title: Terceirização de serviços dos trabalhadores de escolas públicas do Distrito Federal : processos de intensificação e precarização do trabalho
Authors: Barros, Regina Célia de
Orientador(es):: Rêses, Erlando da Silva
Assunto:: Terceirização
Precarização do trabalho
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Issue Date: 26-May-2016
Citation: BARROS, Regina Célia de. Terceirização de serviços dos trabalhadores de escolas públicas do Distrito Federal: processos de intensificação e precarização do trabalho. 2016. xii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A presente dissertação aborda a implantação da terceirização de serviços dos trabalhadores de escolas públicas do Distrito Federal, em especial os de conservação e limpeza. O referencial teórico parte da concentração do trabalho e educação, com as contradições entre processos de trabalho na terceirização, relatando a existência da divisão sexual do trabalho, a existência no processo de terceirização do trabalho de intensificação, as precarizações salarial e material, pesquisando sobre a terceirização do serviço público no Brasil, as medidas legislativas que regulamentam a terceirização e a terceirização nas escolas públicas do Distrito Federal, especificamente na carreira de apoio conservação e limpeza. A pesquisa possuiu ambiente natural como fonte direta de dados, um Centro de Ensino Médio, um Centro de Ensino Fundamental e uma Escola Classe, especificamente localizados na cidade de Taguatinga, Distrito Federal e como sujeitos diretores, supervisores administrativos, professores e servidores terceirizados da área de limpeza e conservação de escola pública. Os dados coletados foram, predominantemente, descritivos e são constituídos de transcrições de entrevistas para todos os sujeitos, além de aplicação de questionário socioeconômico para os servidores terceirizados. A análise possibilita a reflexão sobre os aspectos, categorias, valores e influências que ajudam na conscientização e compreensão da sociedade. Foram evidenciados dois tipos de processo de implementação, além dos impactos nos trabalhadores e quais os elementos de resistência e desistência encontrados. As opiniões de diretores, supervisor administrativos e professores sobre a terceirização de seus cargos também compõem o corpus, bem como os dados sobre as condições de trabalho precarizado e intensificado dos terceirizados e suas condições socioculturais. Notou-se precariedade resultante de redução de salários na pulverização sindical, nas relações de trabalho e na própria vida do trabalhador terceirizado. Por fim, foi analisada a visão de todos os pesquisados sobre os trabalhadores brasileiros. Como resultado é possível identificar como ocorreu o processo de implementação da terceirização nas escolas pesquisada. Que as condições de trabalho atual dos terceirizados se identifica a existência de precarização salarial e material além do resultado mostrar sua intensificação. Pode se destacar os elementos de resistência e desistência as funções dos professores, diretores, supervisores administrativos e terceirizados. E compreende a visão dos pesquisados em relação as condições dos trabalhadores brasileiros.
Abstract: The present master thesis approaches the implementation of outsourcing of public schools employees of Distrito Federal, specially the ones who take care of maintenance and cleanliness. The theoretical part of the concentration of the work and education, with the contradictions between working in outsourcing processes, reporting the existence of the sexual division of work, the existence of the outsourcing process of intensification, the wage and material precarizações, researching about the outsourcing of public service in Brazil, legislative measures regulating outsourcing and offshoring in the Federal District public schools specifically on supporting conservation and cleaning career.The survey has an natural environment as a direct resource of data: a High School Center, a Middle School and an Elementary School Center, specifically located in Taguatinga, Distrito Federal. As subjects, the principals, administrative supervisors, teachers and outsourced servers on cleaning and maintenance of public schools. The data collected was, mostly, descriptives and are constituted of transcriptions of interviews to all the individuals, besides the socioeconomic questionnaire to the outsourced servers. The analysis allows a reflection on the aspects, categories, values and influences that help on the awareness and comprehension of the society. Two kinds of process of implementation were identified, besides what were the impacts on the workers and which elements of resistance and waiver were found. The opinions of the principals, administrative supervisors and teachers about the outsourcing of their positions also compose the corpus, as well as the data about the precarious and intensified work conditions of the outsourced and their socio cultural conditions. It was noted resulting precariousness wage reduction in union spraying, in labor relations and in the very life of the outsourced workers. Finally, it was analyzed the view of all the surveyed on the brazilian workers. The focus of attention was to the different conflicting thoughts about the conception of reality and what mediations encountered by these individuals to confront and suggest new perspectives. On several occasions, we found assertives that deserve new research on the subject. As a result it is possible to identify as the implementation process of outsourcing in the schools surveyed. The current working conditions of outsourcing identifies the existence of wage and material insecurity beyond the result show their intensification. Can highlight the elements of resistance and giving up the duties of teachers, principals, supervisors and administrative outsourced. And understand the vision of the surveyed about the conditions of Brazilian workers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20488
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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