http://repositorio.unb.br/handle/10482/20455
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_AntonioJustinianodeMoraesNeto.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desenvolvimento de um modelo de mineração de dados educacionais para identificar a ocorrência de colaboração online |
Autor : | Moraes Neto, Antonio Justiniano de |
Orientador(es):: | Teles, Lúcio França |
Assunto:: | Educação profissional e tecnológica Ensino a distância Mineração de dados (Computação) Tecnologia educacional |
Fecha de publicación : | 26-may-2016 |
Data de defesa:: | 17-mar-2016 |
Citación : | MORAES NETO, Antonio Justiniano de. Desenvolvimento de um modelo de mineração de dados educacionais para identificar a ocorrência de colaboração online. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferece a possibilidade de elevação da escolaridade para os trabalhadores, aumentando as chances de inserção e de ascensão cidadãs na sociedade contemporânea. A Educação a Distância (EAD) permite mais flexibilidade de tempo para que o trabalhador possa realizar seus estudos em momentos diferenciados da forma como são ofertados os cursos presenciais. Nesse contexto ocorre o consequente crescimento dos cursos da EPT oferecidos a distância, nos quais a aprendizagem colaborativa permite a construção do conhecimento de forma coletiva, propiciando o estreitamento das relações em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esta pesquisa propõe um modelo de Mineração de Dados Educacionais (EDM) para identificar a ocorrência de colaboração online em cursos a distância de EPT, adotando procedimentos metodológicos da EDM e de estudo de caso em pesquisa educacional. A análise dos dados coletados leva a concluir que o modelo de EDM proposto nesta pesquisa identifica ocorrências de colaboração online nos cursos pesquisados, contribuindo para a prática pedagógica de adoção da aprendizagem colaborativa online no âmbito da EAD praticada na EPT. Ao mesmo tempo esta pesquisa indica novas áreas de investigação a partir do modelo de EDM proposto a fim de permitir sua ampliação, como a análise semântica para identificar níveis de maior ou menor percentual de colaboração, o desenvolvimento de uma topologia da colaboração que identifique o número de interações entre estudantes e professor sobre um mesmo tema de discussão e outras mais. |
Abstract: | Technological and Professional Education (Portuguese acronym: EPT) offers the possibility for workers to raise their educational level, increasing the chances of integration and social ascension in contemporary society. Distance Education (Portuguese acronym: EAD) allows more time flexibility for the student to undertake his studies in different moments of those offered in classroom courses. EPT courses flourish in this context, allowing the collective knowledge construction through collaborative learning. This leads to the relations strengthening in the Virtual Learning Environment (Portuguese acronym: AVA). This research proposes a model of Educational Data Mining (EDM) aimed to identify the occurrence of online collaboration in distance learning EPT courses through methodological procedures of EDM and educational research case studies. The performed data analysis leads to the conclusion that the proposed model is capable of indicating online collaboration among the researched courses’ students. In addition, the verified results further contribute to the pedagogical practice of online collaborative learning adoption within the EAD practiced in EPT. At the same time, this research indicates new areas for research to allow the proposed data mining model’s expansion, such as the use of semantic analysis to identify levels of collaboration (greater or lesser), or the development of a collaboration topology which identifies the amount of interactions between students and teachers on the same discussion topic and others. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20455 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.