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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20363
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Title: Avaliação da efetividade dos principais cursos FIC Pronatec do Instituto Federal de Santa Catarina : benchmarking com cursos técnicos de longa duração
Authors: Souza, Maria Luisa Hilleshein de
Orientador(es):: Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto:: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Ensino técnico
Qualificações profissionais
Avaliação de programas
Issue Date: 23-May-2016
Citation: SOUZA, Maria Luisa Hilleshein de. Avaliação da efetividade dos principais cursos FIC Pronatec do Instituto Federal de Santa Catarina: benchmarking com cursos técnicos de longa duração. 2016. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2011, tendo por objetivo a ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A oferta do Programa tem sido expressiva no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), bem como na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica como um todo e, considerando o curto tempo de implementação e o volume de pessoas atendidas, faz-se necessário identificar como esse programa social vem sendo desenvolvido e se seus objetivos estão sendo alcançados. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é o de avaliar a efetividade dos principais cursos de curta duração do IFSC por meio de um benchmarking com os cursos técnicos de longa duração da região Sul do Brasil. Em específico, comparou-se a qualidade entre os cursos de curta e longa duração e a situação dos seus egressos quanto a empregabilidade e continuidade dos estudos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário e os métodos empregados foram: análise de conteúdo, testes do Qui-Quadrado e U de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que as porcentagens dos egressos dos cursos de curta ou longa duração empregados foram iguais, porém nos cursos de longa duração o número de egressos que trabalham na área de formação foi estatisticamente maior. Além disso, os egressos dos cursos de longa duração apresentaram uma maior mobilidade, deslocando-se para encontrar trabalho, ocupando empregos em diferentes regiões do Brasil. Em relação a continuidade dos estudos, os egressos dos cursos de longa duração apresentaram uma maior continuidade e, enquanto esses buscaram cursos de nível superior, a maioria dos egressos dos cursos de curta duração procuraram outros cursos técnicos de nível médio. Em geral, a percepção quanto à qualidade dos cursos pelos diferentes egressos analisados foi considerada em sua maioria entre boa e ótima.
Abstract: The National Program for Access to Technical Education and Employment (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec) was instituted by the Federal Government in 2011, having as objective extending the supply of professional and technological education courses. The program’s supply has been expressive in Santa Catarina’s Federal Institute (Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC), as well as in the Federal Network of Professional and Technological Education (Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) as a whole. Considering the short implementation time and the number of reached people, it is necessary to identify how this social program is being developed and if its objectives are being achieved. Thus, the general objective of this work is to evaluate the effectivity of IFSC’s main short courses by means of benchmarking against the long technical courses from Brazil South region. In particular, it was compared the quality between the short and long courses and the graduates situation with respect to employability and continuation of the studies. The data was obtained from questionnaire application and the employed methods were content analysis, Chi-square test and Mann-Whitney U test. The results showed that the percentage of employed graduates from either short and long courses were equal, but in the long courses the number of graduates that work in the field of graduation was statistically higher. Furthermore, the graduates from the long courses presented a higher mobility, moving in order to find work, occupying jobs in different Brazilian regions. With respect to studies continuation, the graduates from long courses presented a larger continuity and, while they sought higher education courses, most of the graduates from short courses sought other secondary technical courses. In general, the quality of the courses was perceived as between good and great by most of the different graduates analyzed.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20363
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