Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20211
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_MarinaDouradoLustosaCunha.pdf4,91 MBAdobe PDFView/Open
Title: M-learning : proposta de ambiente de aprendizagem por projetos baseada em metodologias colaborativas
Authors: Cunha, Marina Dourado Lustosa
Orientador(es):: Garrossini, Daniela Favaro
Assunto:: Aprendizagem móvel
Metodologia
Ambientes virtuais de aprendizagem
Issue Date: 13-May-2016
Citation: CUNHA, Marina Dourado Lustosa. M-learning: proposta de ambiente de aprendizagem por projetos baseada em metodologias colaborativas. 2015. xi, 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo apresentar a proposta de um ambiente digital que permite a gestão colaborativa de projetos, com base nos princípios da facilitação da recuperação das informações, da manutenção do histórico de projetos, do auxílio na gestão do conhecimento e da gestão colaborativa por meio do aprendizado utilizando dispositivos móveis, o m-learning. Para tanto, o desenvolvimento do software ao longo desta pesquisa foi planejado e desenvolvido de maneira colaborativa, em uma equipe interdisciplinar, buscando inicialmente atender aos processos colaborativos de estudantes de ensino superior, e resultando em um ambiente que pode ser utilizado em diversos setores da sociedade, ultrapassando o contexto universitário. Este trabalho utilizou metodologias participativas e colaborativas para a sua construção, preenchendo uma lacuna na área de desenvolvimento de projetos, na qual equipes interdisciplinares trabalham colaborativamente e participativamente, de maneira inovadora, aliando as novas tecnologias da informação e da comunicação aos métodos e processos atuais de gestão de projetos.
Abstract: This thesis aims to present a proposal for a digital environment that enables collaborative project management, based on the principles of facilitating information retrieval, project history maintenance, assisting in knowledge management and collaborative management through mobile learning. Therefore, the software developed along with this research was planned and developed collaboratively in an interdisciplinary team, initially seeking to meet the necessities of collaborative processes of higher education students, and then resulting in a digital environment that can be used in many sectors of society, surpassing the academic context. This study used participatory and collaborative methodologies for its construction, filling a gap in the project development area, in which interdisciplinary teams work collaboratively and in a participatory way, in an innovative way, combining the new information and communication technologies to current methods and processes of project management.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20211
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20211/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.