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Título : O que o dinheiro compra? A responsividade do Congresso Nacional frente ao financiamento de campanhas da indústria
Autor : Machado, Marcela
Orientador(es):: Rennó Junior, Lucio Remuzat
Assunto:: Comportamento legislativo
Campanha eleitoral - financiamento - Brasil
Deputados federais - Brasil
Fecha de publicación : 13-may-2016
Citación : MACHADO, Marcela. O que o dinheiro compra? A responsividade do Congresso Nacional frente ao financiamento de campanhas da indústria. 2016. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : A interferência dos interesses privados e corporativistas nas agendas de governo, bem como os mecanismos utilizados para influenciarem as políticas públicas, vem se tornando um tema cada vez mais sensível para a Ciência Política contemporânea. No Brasil, o financiamento de campanhas eleitorais é um dos principais artifícios que o empresariado tem à disposição para manter sua influência na arena política. A presente dissertação busca analisar o comportamento parlamentar, no contexto pós-eleitoral, frente ao financiamento de campanhas de origem industrial. Mais que isso, pretende-se explicar, tendo em vista a dinamicidade do processo legislativo, quais são os fatores, para além do financiamento de campanhas, que podem, de forma agregada, influenciar na atuação do parlamentar nas proposições sinalizadas como prioritárias para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), órgão máximo de representação industrial no Brasil, em suas Agendas Legislativas (ALIn), publicadas anualmente. Para tanto, optou-se pela utilização do método comparativo de análise, através da aplicação da Qualitative Comparative Analysis (QCA), uma vez que esta viabiliza a apreciação de fenômenos multicausais, como é o caso da relação entre dinheiro e comportamento parlamentar no Brasil.
Abstract: The interference of private and corporative interests in governmental agendas, as well as the mechanisms used to influence public policies, is becoming an increasingly sensitive issue for Political Science in the contemporary world. In Brazil, campaign financing is one of the key tools that business group use to maintain its influence on political arena. This study analyzes the parliamentary behavior in the post-election context, across the campaign funds that originate from industry. Moreover, is intended to explain, given the dynamics of the legislative process, what are the factors, beyond the campaign financing, which in aggregate, influence the parliamentary action on proposals flagged as priorities for the Brazilian National Confederation of Industry (CNI), the highest representation of industrial sector in Brazil, in its Legislative Agenda (ALIn), published annually. Therefore, this study will use the comparative method, through the application of Qualitative Comparative Analysis (QCA), since it allows the appraisement of multi-causal phenomena, such as the relationship between money and parliamentary behavior in Brazil.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20210
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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